Formação docente no ensino jurídico: uma abordagem humanística e crítica das diretrizes curriculares
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v21i38.15717Palavras-chave:
Diretrizes curriculares. Formação docente. Ensino jurídico.Resumo
Este trabalho buscou compreender as orientações para a formação do professor do curso de Direito, com base em uma perspectiva humanística. Discutimos a importância da preparação docente para o contexto da crise no ensino jurídico por meio da análise das orientações formativas do bacharel em Direito presentes, de forma implícita e explícita, nas leis e diretrizes curriculares do curso. O método de investigação escolhido para orientar este trabalho foi a pesquisa qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos, realizamos um levantamento bibliográfico e análise das leis e diretrizes curriculares da educação jurídica. Compreendemos que a relevância social desta pesquisa é contribuir para novas reflexões sobre as dificuldades da educação jurídica, com vistas a melhorias na formação do docente do curso de Direito.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A crise na Educação. In Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005, p. 221-247.
BERWIG, Aldemir. O Ensino Jurídico e a Perspectiva Universitária Humanística. In Revista Direitos Humanos e Democracia. Ano 8, nº 16. Unijuí: Jul/Dez/2020, p. 164-176.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994.
______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Ensino Superior. Resolução nº 9, de 29 de setembro de 2004.
______. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 14 de julho de 2017.
______. Ministério da Educação. Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2018.
______. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 19 de abril de 2021.
CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André. Hannah Arendt: Pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, v. 36, n.3, set./dez/2010, São Paulo, p. 823-837.
CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Individualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber. Educação. Porto Alegre, Porto Alegre, v. 35, n. 02, p. 217-224, ago. 2012. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822012000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 01 ago. 2024.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: A professoralidade em construção. Educação, 41(1), 6-11. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725>. Acesso em 20 jul. 2024.
GUSMÃO, Caroline Pereira. A formação de professores do Direito no contexto da crise no ensino jurídico. Dissertação (Mestrado em Educação) – PPGED, UESB, Vitória da Conquista, 2022. Disponível em: <http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2022/12/CAROLINE-PEREIRA-GUSM%C3%83O.pdf>. Acesso em 30 jul. 2024.
______. Ensino jurídico no Brasil: desafios para uma formação docente. Da relação entre educação e Direito: estudos / Luiz Artur dos Santos Cestari (organizador). Curitiba: CRV, 2024, p. 119 - 139.
LOIOLA, Elisabeth. Depoimento: sofrimento psíquico e físico de uma professora de ensino superior experiente. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 36, p. 92-108, 2023. DOI: 10.22481/ccsa.v20i36.14070. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/14070>. Acesso em: 30 jul. 2024.
NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto, Portugal: Porto, 1999.
RODRIGUES, Horácio Wanderley. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Direito: Comentários à Resolução CNE/CES nº 5/2018, com as alterações introduzidas pelas Resoluções CNE/CES nº 1º/2020 e nº 2/2021. Florianópolis: Habitus, 2021. Disponível em: <https://ler.amazon.com.br/?asin=B09828WWDX&ref_=dbs_t_r_kcr>. Acesso em 24 jul. 2024.
VEIGA, Ilma Passos Alancastro. Docência Universitária na Educação Superior. VI Simpósio promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP). Brasília, DF, dez/2005. Disponível em: <https://www.unochapeco.edu.br/static/data/portal/downloads/2130.pdf>. Acesso em 20 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.