Living Lab Mais Juntas: a universidade extensionista como orquestradora da cocriação de inovação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v20i36.12309

Palavras-chave:

Inovação social. Extensão universitária. Living Lab.

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender o papel de ações extensionistas de uma universidade pública no processo de cocriação de inovações sociais. Para tanto, o Living Lab Mais Juntas serviu como objeto de análise. O método para desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisação. De modo geral, esta pesquisa evidenciou que em ações de extensão a universidade é capaz de orquestrar o processo de cocriação de inovações sociais, uma vez que no Living Lab Mais Juntas, todas ações foram planejadas e organizadas pelo Projeto unificado com ênfase em extensão Mais Juntas da UFPel. É valido destacar ainda que a utilização do método de cocriação Design Sprint possibilitou a mobilidade de conhecimento manutenção da estabilidade da rede e comunicação horizontal e a construção do capital relacional entre os atores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Bolzan, UFPel

Professora Adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). É chefe da Seção e Apoio a Tecnologias Educacionais (SATE/PRE/UFPel) e atua no Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino, da UFPel, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa (ULisboa), com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade. Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para o Ensino Superior, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social/Tecnologias Sociais e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade.

Daniela Mattos, UFPel

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), colação de grau em 2021. Especialização MBA em Gestão de Projetos pela UniRitter, concluído em dezembro de 2022. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb) da UFPel, com linha de pesquisa em Gestão e Avaliação de Ambientes Naturais e Antrópicos.

Referências

AGOSTINI, M. R. O Processo de Inovação Social Como Resposta aos VaziosInstitucionais: Uma análise multidimensional em diferentes contextossociais. 2017. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Pós-Graduaçãoem Administração, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

ALMIRALL, E.; WAREHAM, J. Living Labs: Arbiters of Mid - and Ground - Level Innovation. Technology Analysis and Strategic Management, v. 23, No. 1, p. 87-102, 2011.

ARROYO, D. M. P.; ROCHA, M. S. P. D. M. L. Meta-Avaliação de Uma Extensão Universitária: Estudo de Caso. Avaliação, Campinas, v.15, n.2, p.135-161, 2010.

BAGWELL-GRAY, M. E. Women’s Healing Journey From Intimate Partner Violence: Establishing Positive Sexuality. The University of Kasnas School of Social Welfare, Estados Unidos, v.29, n.6, p.779-795, 2018.

BERG, A. V. D.; DEWAR, B.; SMITS, C.; JUKEMA, J.. Experiences of older adults and undergraduate students in co-creating age-friendly services in an educational living lab. International Practice Development Journal. v.9, n.2, 2019.

BERGVALL-KAREBORN, B.; STAHLBROST, A. Living Lab: an opne and citizen-centric approach for innovation. International Jounal of Innovation and Regional Development, v.1, n.4, 2009.

BITENCOURT DA SILVA CORREIO, S.; BITENCOURT CORREIO, C. C.. Orquestração de redes de inovação constituídas com o conceito de living lab para o desenvolvimento de inovações sociais. Administração Pública e Gestão Social, v.11, n.2, 2019.

BITENCOURT, C.; MARCONATTO, D.; BARIN CRUZ, L. & RAUFFLET, E.. Introduction tospecial edition social innovation: researching, defining and theorizing social innovation. Revista de Administração Mackenzie, v.17, n.6, p.14-19, 2016.

BOTH, L. M.; FAVARETTO, T. C.; FREITAS, L. H. M. Cycle of Violence in Women Victims of Domestic Violence: Qualitative Analysis of OPD 2 Interview. Brain and Behavior, Massachusetts, v.9, n.01430, p.1-13, 2019.

BOUSBIAT, H; KLEMENJAK, C; LEITNER, G; ELMENREICH, W.. Augmenting an Assisted Living Lab with Non-Intrusive Load Monitoring. IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC). 2020.

CALLARI, T. C.; MOODY, L.; SAUNDERS, J.; WARD, G.; HOLLIDAY, N.; WOODLEY, J. Exploring Participation Needs and Motivational Requirements When Engaging Older Adults in an Emerging Living Lab. Technology Innovation Management Review. v.9; n.3. 2019.

CASTRO, L. M. C. A Universidade, a Extensão Universitária e a Produção de Conhecimentos Emancipadores. Biblioteca Biomédica, Rio de Janeiro, p. 185, 2004.

CAVEDON, N, R. Antropologia para Administradores. UFRGS. 2008.

CHRISTENSEN, M. H.; LI, R.; PINSON, P. Demand Side Management of Heat in Smart Homes: Living-Lab Experiments. Energy, Holanda, v.195, n.116993, p.1-10, 2020.

CORRÊA, G. C.G; CAMPOS, I. C. P.; ALMAGRO, R. C. Pesquisa-Ação: Uma Abordagem Prática de Pesquisa Qualitativa. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v.2, n.1, p.62-72, 2018.

CORTÉS, D.; GIL, D.; AZORÍN, J. Fire Science Living Lab for Flashover Prediction. Proceedings. v.31, n.1. 2019.

SILVA, W. P. Extensão Universitária: Um Conceito em Construção. Extensão & Sociedade, Natal, v.2, p.21-32, 2020.

ENGEL, I. G. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, v.1, n.16, p.181-191, 2000.

EUROPEAN NETWORK OF LIVING LABS. About us. 2020. Acessado em 15 de

abr. 2020. Online. Disponível em: https://enoll.org/about-us/

FLORIANO, M. D. P.; MATTA, I. B.; MONTEBLANCO, F. L.; ZULIANI, A. L. B. Extensão Universitária: A Percepção de Acadêmicos de Uma Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Em Extensão, Uberlândia, v.16, n.1, p.9-35, 2017.

Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas. 2010,

GUZMAN, J. G., DEL CARPIO, A. F., COLOMO-PALACIOS, R., DIEGO, M.V.,. Living labs for user-driven innovation: a process reference model. Res. Technol. Manag. v.56, n.(3), p.29-39. 2013

EVANS, J., JONES, R., KARVONEN, A., MILLARD, L., WENDLER, J.. Living labs and coproduction: university campuses as platforms for sustainability science. Curr.

Opin. Environ. Sustain. v.16, p.1-6. 2015.

HAIR Jr., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A.H.; SAMOUEL, P., Fundamentos de Métodos de Pesuisa em Administração. Bookman. 2005

HAKKARAINEN, L.; HYYSALO, S. How Do We Keep the Living Laboratory Alive? Learning and Conflicts in Living Lab Collaboration. Technology Innovation Management Review, p. 16-22, 2013.

HAUKIPURO, LOTTA E VÄINÄMÖ, SATU. Digital User Involvement in a Multi-Context Living Lab Environment. Technology Innovation Management Review, Itália, v. 9(10), p. 27-37, 2019.

HOSSAIN, M.; LEMINEN, S.; WESTERLUND, M. A Systematic Review of Living Lab Literature. Journal of Cleaner Production, Holanda, v.213, p.976-988, 2018.

HUNDER, G.; ROSSI, F.; PEREIRA, J. M.; NOZAKI, J. M. O Dilema Extensão Universitária. Educação em Revista, Belo Horizonte, p. 335-354, 2014.

JARVENPAA, S.L., WERNICK, A.. Open innovation networks: the evolution of

bureaucratic control. In: Collaborative Communities of Firms. Springer, New

York, NY, pp. 9-33, 2012.

JUUJÄRVI, S., PESSO, K. Actor Roles in an Urban Living Lab: What Can We

Learn from Suurpelto, Finland? (November 2013). Technology Innovation Management Review, v.3, n.11, p.22-27, 2013.

KERO, K. M.; PUURONEN, A. H et al. Usability of Two Brief Questions As a Screening Tool for Domestic Violence and Effect of #MeToo on Prevalence of Self-Reported Violence. European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, Amsterdam, v. 1, n.225, p.92-97, 2020.

KIM, Y et al. Development of a Living Lab for a Mobile-Based Health Program for Korean-Chinese Working Women in South Korea: Mixed Methods Study. JMIR Mhealth Uhealth, Toronto, v.8, n.1, p.1-11, 2020.

LEMINEN, S., WESTERLUND, M.. A framework for understanding the diferente research avenues of living labs. Int. J. Technol. Market. v.11, n.4, p.399-420. 2016

MAÇASTENA, A. Gender-Based Violence in Kosovo. Acta Universitatis Danubius, Romênia, v.15, n.1, p. 118-135, 2019.

MONTERROSA, A. E. How Race and Gender Stereotypes Influence Help-Seeking for Intimate Partner Violence. Journal of Interpersonal Violence, Universidade de Washington, EUA, p.1-22, 2019.

MOORE, T.; HORNE, R.; DOYON, A. Housing Industry Transitions: An Urban Living Lab in Melbourne, Australia. Urban Policy and Research, v.38, n.2, p.,2020.

O’LEARY, K. D.; KAR, H. L. Patterns of Psychological Aggression, Dominance, and Jealousy within Marriage. Journal of Family Violence, Nova Iorque, v.28, p.109–119, 2013.

PINTO, M. M.; FONSECA, L. P. Profundizando la comprensión de los Living Labs de Brasil. CTS-Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 8, n. 23, p. 231-247, 2013.

RODRIGUES, A. L. L.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; COSTA, C. L. N. A.; NETO, I. F. P. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v.1, n.16, p.141-148, 2013.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire, p. 1-15, 2012.

SKER, I.; FLORICIC, T. Living Lab – Creative Environment and Thinking Techniques for Tourism Development. Interdisciplinary Description of Complex Systems, v.18, n.2, p.258-270, 2020.

STAKE, R.E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Penso. (2011)

THEES, H.; PECHLANER, H.; OLBRICH, N.; SCHUHBERT, A. The Living Lab as a Tool to Promote Residents’Participation in Destination Governance. Sustainability, Basiléia, v.12, n.1120, p.1-27, 2020.

Trivess Moore, Ralph Horne & Andréanne Doyon (2020) Housing Industry Transitions: An Urban Living Lab in Melbourne, Austrália, Urban Policy and Research, 38: 2, 118-131

VIDMAR, M. Agile Space Living Lab – The Emergence of a New High-Tech Innovation Paradigm. Space Policy, Reino Unido, v. 49, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Bolzan, L., & Mattos Fernandes, D. . (2023). Living Lab Mais Juntas: a universidade extensionista como orquestradora da cocriação de inovação social. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 20(36), 109-128. https://doi.org/10.22481/ccsa.v20i36.12309

Edição

Seção

Artigos