Uma análise semiótica e patêmica de capas do jornal Meia Hora (A semiotic and pathemic analysis on covers published in the journal Meia Hora)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v19i3.8261Palavras-chave:
Análise do Discurso. Semiótica. Patemização. Jornal.Resumo
Este artigo visa a analisar como elementos semióticos e linguísticos presentes em capas do jornal Meia Hora são capazes de provocar efeitos patemizantes no leitor. O pathos, conforme Aristóteles, é um meio de prova derivado da emoção despertada pelo orador nos ouvintes. Na Análise do Discurso, pathos é uma categoria de efeito e a emoção no discurso é categorizada como patemização. Nesta pesquisa, almeja-se realizar uma análise qualitativa das estratégias de patemização e dos recursos semióticos usados em duas capas do jornal Meia Hora a fim de desencadear emoções no leitor. A investigação fundamenta-se, sobretudo, nos estudos de Charaudeau e Plantin acerca do pathos e nos trabalhos elaborados por Peirce, Santaella e Monnerat sobre elementos semióticos. A partir da análise realizada, verificou-se que o discurso jornalístico apoia-se em uma argumentação icônico-linguística na qual a linguagem visual e a verbal se complementam, para captar a atenção do público-alvo e desencadear-lhe emoções.
Downloads
Referências
AMARAL, M. Jornalismo popular. São Paulo: Contexto, 2006.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior, Paulo F. Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6. ed. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BONINI, A. Os gêneros do Jornal: o que aponta a Literatura da área de comunicação no Brasil? Linguagem em (Dis)curso. Tubarão, v.4, n.1, p.205-231, jul/dez.2003. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/263/277>
CAMPOS, L. F. Pathos: As emoções em manchetes e manchetinhas do jornal “Meia Hora”. 2020. 228 fl. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas). Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. & MELLO, R. (org.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, FALE/ UFMG, 2004. p. 13-41.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução e adaptação de Aparecida L. Pauliukonis e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, P. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, E. e MACHADO, I.L. (orgs.) As emoções no discurso. v. II. Campinas: Mercado das Letras, 2010, p. 23-56.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015.
CHARAUDEAU, P. & MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. Tradução por Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2012.
COSTA, S. R. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5ª ed. São Paulo: Editora Edgar Blücher Ltda, 2006.
GOUVÊA, L. H. Um estudo das emoções em crônicas jornalísticas. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.25, n.2, p. 903-937, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/10661/pdf>
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
MONNERAT, R. Imagem e cor no discurso publicitário: o sequestro do olhar. Cadernos do CNLF, vol. XIV, nº 2, t. 2, p. 1067-1077, 2010. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_2/1067-1077.pdf>
PEIRCE, C. S. Semiótica. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
PLANTIN, C. As razões das emoções. Tradução por Emília Mendes. In: MENDES, E. & MACHADO, I. L. (Org.). As emoções no discurso. vol. 2, Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 57-80.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
SOUZA, T. de. A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA – Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp NUDECRI, Campinas, vol. 7, p. 65-94, 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640721/8262
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos da Língua(gem)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.