Uma análise semiótica e patêmica de capas do jornal Meia Hora (A semiotic and pathemic analysis on covers published in the journal Meia Hora)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v19i3.8261

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Semiótica. Patemização. Jornal.

Resumo

Este artigo visa a analisar como elementos semióticos e linguísticos presentes em capas do jornal Meia Hora são capazes de provocar efeitos patemizantes no leitor. O pathos, conforme Aristóteles, é um meio de prova derivado da emoção despertada pelo orador nos ouvintes. Na Análise do Discurso, pathos é uma categoria de efeito e a emoção no discurso é categorizada como patemização. Nesta pesquisa, almeja-se realizar uma análise qualitativa das estratégias de patemização e dos recursos semióticos usados em duas capas do jornal Meia Hora a fim de desencadear emoções no leitor. A investigação fundamenta-se, sobretudo, nos estudos de Charaudeau e Plantin acerca do pathos e nos trabalhos elaborados por Peirce, Santaella e Monnerat sobre elementos semióticos. A partir da análise realizada, verificou-se que o discurso jornalístico apoia-se em uma argumentação icônico-linguística na qual a linguagem visual e a verbal se complementam, para captar a atenção do público-alvo e desencadear-lhe emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Fionda Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil)

Letícia Fionda Campos é mestre e doutora em Letras Vernáculas, com ênfase em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o mestrado e doutorado, ela desenvolveu pesquisas que abordam, sobretudo, o pathos, subjetividade, argumentação, teoria semiolinguística do discurso e discurso jornalístico no CIAD-Rio - Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso. Ela realizou iniciação científica em Análise do Discurso, como voluntária de 2009 a 2010 e como bolsista da Faperj de 2010 a 2012. Desde 2012, atua como professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Referências

AMARAL, M. Jornalismo popular. São Paulo: Contexto, 2006.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior, Paulo F. Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6. ed. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BONINI, A. Os gêneros do Jornal: o que aponta a Literatura da área de comunicação no Brasil? Linguagem em (Dis)curso. Tubarão, v.4, n.1, p.205-231, jul/dez.2003. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/263/277>

CAMPOS, L. F. Pathos: As emoções em manchetes e manchetinhas do jornal “Meia Hora”. 2020. 228 fl. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas). Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. & MELLO, R. (org.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, FALE/ UFMG, 2004. p. 13-41.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução e adaptação de Aparecida L. Pauliukonis e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.

CHARAUDEAU, P. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, E. e MACHADO, I.L. (orgs.) As emoções no discurso. v. II. Campinas: Mercado das Letras, 2010, p. 23-56.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015.

CHARAUDEAU, P. & MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. Tradução por Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2012.

COSTA, S. R. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5ª ed. São Paulo: Editora Edgar Blücher Ltda, 2006.

GOUVÊA, L. H. Um estudo das emoções em crônicas jornalísticas. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.25, n.2, p. 903-937, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/10661/pdf>

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

MONNERAT, R. Imagem e cor no discurso publicitário: o sequestro do olhar. Cadernos do CNLF, vol. XIV, nº 2, t. 2, p. 1067-1077, 2010. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_2/1067-1077.pdf>

PEIRCE, C. S. Semiótica. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

PLANTIN, C. As razões das emoções. Tradução por Emília Mendes. In: MENDES, E. & MACHADO, I. L. (Org.). As emoções no discurso. vol. 2, Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 57-80.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SOUZA, T. de. A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA – Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp NUDECRI, Campinas, vol. 7, p. 65-94, 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640721/8262

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

CAMPOS, L. F. . Uma análise semiótica e patêmica de capas do jornal Meia Hora (A semiotic and pathemic analysis on covers published in the journal Meia Hora). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 19, n. 3, p. 127-148, 2021. DOI: 10.22481/el.v19i3.8261. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/8261. Acesso em: 23 nov. 2024.