Analysis of reading fluency in people with Down syndrome: Cloze test results

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12082

Keywords:

Reading fluency; Reading comprehension; T21.

Abstract

We aim to investigate the reading fluency of people with Down syndrome (DS) using, to this end, the Cloze test (TAYLOR, 1953; KLEIMAN, 1989). Our hypothesis is that the specificities of the syndrome, such as the delay of cognition and language and compromised language, important features of text processing, will jeopardize the reading fluency and, therefore, the comprehension of texts. Three people with DS participated in this study and were submitted to three Cloze tests: rigid (TAYLOR, 1953), Rational lexical major and Rational lexical minor (KLEIMAN, 1989). The test consists in the cloze of a text to be recovered by the reader. Our results show that the three participants achieved low scores in the three tests, mostly in the Rational lexical minor, which highlights low reading fluency and, therefore, compromises the text comprehension.

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Author Biographies

Marian Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGLIN/Brasil)

Marian Oliveira é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Fonética e Fonologia, com pesquisa que relaciona síndrome de Down e produção vocálica. É Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, área de concentração Sociolinguística. É professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) e do ProfLetras-UESB. Coordena projetos de pesquisa sobre o sistema fonético-fonológico de pessoas com síndrome de Down. Coordena o Projeto Núcleo de Pesquisas e Estudos em Síndrome de Down - Saber Down.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Vera Pacheco é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É graduada em Linguística e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Gláubia Ribeiro Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB/Brasil)

Gláubia Ribeiro Moreira é mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e, atualmente, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) na mesma universidade, sendo bolsista FAPESB e membro da equipe do Núcleo Saber Down.

Lucas Alencar Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil) /Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil)

Lucas Viana Alencar é graduado em Letras Modernas (Português - Inglês e suas respectivas literaturas) pela UESB. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) na mesma universidade, sendo bolsista Capes e membro da equipe do Núcleo Saber Down.

 

 

 

References

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Published

2022-12-30

How to Cite

OLIVEIRA, M. .; PACHECO, V.; MOREIRA, G. R. .; VIANA, L. A. Analysis of reading fluency in people with Down syndrome: Cloze test results. Language Studies, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 261-280, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12082. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12082. Acesso em: 19 may. 2024.

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