Análisis de la fluidez lectora en personas con síndrome de Down: resultados del test de Cloze

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12082

Palabras clave:

Fluidez en la lectura; Comprensión lectora; T21.

Resumen

El objetivo Nuestro objetivo fue investigar la fluidez lectora en personas con síndrome de Down (SD), utilizando para ello el test de Cloze (TAYLOR, 1953; KLEIMAN, 1989). Nuestra hipótesis es que las especificidades del síndrome, como el retraso cognitivo y del lenguaje y el deterioro de la memoria, factores importantes en el procesamiento de textos, afectarán la fluidez lectora y, en consecuencia, la comprensión del texto. Tres personas con SD participaron en este estudio y fueron sometidas a tres pruebas de Cloze: rígida (TAYLOR, 1953), Racional léxico mayor y Racional léxico menor (KLEIMAN, 1989). La prueba consiste en dejar en blanco un texto para que lo recupere el lector. Nuestros resultados mostraron que los tres participantes obtuvieron puntuaciones bajas en las tres pruebas realizadas, principalmente en el Razonamiento léxico menor, que muestra una baja fluidez lectora y, por lo tanto, una comprensión del texto comprometida.

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Biografía del autor/a

Marian Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGLIN/Brasil)

Marian Oliveira é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Fonética e Fonologia, com pesquisa que relaciona síndrome de Down e produção vocálica. É Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, área de concentração Sociolinguística. É professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) e do ProfLetras-UESB. Coordena projetos de pesquisa sobre o sistema fonético-fonológico de pessoas com síndrome de Down. Coordena o Projeto Núcleo de Pesquisas e Estudos em Síndrome de Down - Saber Down.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Vera Pacheco é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É graduada em Linguística e em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise acústica, percepção da fala e prosódia.

Gláubia Ribeiro Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB/Brasil)

Gláubia Ribeiro Moreira é mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e, atualmente, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) na mesma universidade, sendo bolsista FAPESB e membro da equipe do Núcleo Saber Down.

Lucas Alencar Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil) /Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil)

Lucas Viana Alencar é graduado em Letras Modernas (Português - Inglês e suas respectivas literaturas) pela UESB. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) na mesma universidade, sendo bolsista Capes e membro da equipe do Núcleo Saber Down.

 

 

 

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

OLIVEIRA, M. .; PACHECO, V.; MOREIRA, G. R. .; VIANA, L. A. Análisis de la fluidez lectora en personas con síndrome de Down: resultados del test de Cloze. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 261-280, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12082. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12082. Acesso em: 22 nov. 2024.

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