O professor em manifestações e suas estratégias argumentativas (Le professeur au sein des manifestations et ses stratégies argumentatives)

Autores/as

  • Cristiane Dall Cortivo-Lebler Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)
  • Adilson Ventura da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil) http://orcid.org/0000-0001-7521-3981

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1256

Palabras clave:

Argumentação, Discurso, Sentido, Manifestações

Resumen

Este trabalho visa a discutir o sentido do enunciado “Sou professor, ganho pouco e mesmo assim sigo feliz, pois minhas mãos estão sujas apenas de giz” presente nas manifestações ocorridas no Brasil, em junho de 2013. Nosso objetivo é explicar o seu possível sentido com base nos aspectos linguísticos e enunciativos, a partir da Teoria dos Blocos Semânticos e da Teoria Polifônica da Enunciação, desenvolvidas por Marion Carel e Oswald Ducrot.
PALAVRAS-CHAVE: Argumentação. Discurso. Sentido. Manifestações.

RÉSUMÉ
Cet article a pour but de faire une discussion à propos du sens de l’énoncé « Je suis professeur, je gagne peu et je suis quand même heureux, parce que mes mains ne sont sales que de craie », présent lors des manifestations qui ont eu lieu au Brésil, en juin 2013. Notre objectif est d’expliquer son sens à partir de ses aspects linguistiques et énonciatifs, sur base de la Théorie des Blocs Sémantiques et de la Théorie Polyphonique de l’énonciation, développées par Marion Carel et Oswald Ducrot.
MOTS-CLES: Argumentation. Discours. Sens. Manifestations

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Dall Cortivo-Lebler, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Cristiane Dall Cortivo-Lebler é Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). É Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua também como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Áreas de interesse: Semântica e Argumentação.

Adilson Ventura da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Adilson Ventura da Silva é Doutor em Linguística pela Unicamp (2012). É Professor Adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Áreas de interesse: Semântica e Análise de Discurso.

Citas

CAREL, Marion, DUCROT, Oswald. Descrição argumentativa e descrição polifônica: o caso da negação. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 7-18. Jan./mar. 2008.
CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. Por uma análise argumentativa global do sentido. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 9, n. 2, p. 238-253. Jul/dez 2013.
DUCROT, Oswald. Enunciação. Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Casa da Moeda, 1984.
DUCROT, Oswald. Polifonía Y argumentación: conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Feriva, 1990.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas:Pontes, 1987. Edição original: 1984.
DUCROT, Oswald. Argumentação e “Topoi” Argumentativos. In: GUIMARÃES, Eduardo (org). História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989.
DUCROT, Oswald. Introducción. In: CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La Semántica Argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006. Edição original: 1916.

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

CORTIVO-LEBLER, C. D.; DA SILVA, A. V. O professor em manifestações e suas estratégias argumentativas (Le professeur au sein des manifestations et ses stratégies argumentatives). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 103-120, 2014. DOI: 10.22481/el.v12i2.1256. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1256. Acesso em: 22 nov. 2024.