O resumo como atividade de significação (Le résumé comme activité de signification)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v13i1.5455

Palabras clave:

Argumentação, Sentido, Resumo acadêmico

Resumen

A produção de textos acadêmicos, especialmente resumos, é uma das atividades a que os docentes recorrem com muita frequência para avaliar o entendimento que um aluno teve de determinado texto cuja leitura lhe foi solicitada. Essa atividade, entretanto, requer, além da habilidade de leitura e escrita – especialmente da escrita acadêmica –, também o conhecimento a respeito do modo como se constroem resumos. Neste trabalho, propomos algumas reflexões a respeito da escrita do gênero resumo, especialmente com relação a um dos mais importantes aspectos envolvidos nessa atividade de escrita: a seleção do conteúdo semântico do texto base que deverá constar no resumo. Como suporte teórico, para o desenvolvimento desta pesquisa, escolhemos a Teoria da Argumentação na Língua, desenvolvida por Marion Carel e Oswald Ducrot.
PALAVRAS-CHAVE: Argumentação. Sentido. Resumo acadêmico.

RÉSUMÉ
La production de textes académiques, spécialement les résumés, est une des activités que les professeures utilisent avec fréquence pour évaluer la compréhension que un élève a eu à propos d’un texte dont la lecture lui a été demandé. Cette activité nécessite la capacité de lire et d’écrire – spécialement la capacité d’écrire des textes académiques – et aussi la connaissance de la façon comment les résumés doivent être construits. Dans cette travail, nous nous proposons à faire quelques réflexions à propos de l’écriture de textes du genre discursif résumé, spécialement en relation a un des plus importants aspects impliqués dans cette activité d’écriture : la sélection du contenu sémantique du texte de base qui aura lieu dans le résumé. Pour réaliser cette réflexion, nous adopterons la Théorie de L’argumentation dans la Langue, développée par Marion Carel et Oswald Ducrot.
MOTS-CLÉS: Argumentation. Sens. Résumé Académique.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Dall Cortivo-Lebler, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/Brasil)

Cristiane Dall Cortivo-Lebler é Mestre e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente do Departamento de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Leitura e Cognição - na mesma instituição. Áreas de interesse: Sentido e Argumentação.

Citas

CAREL, Marion. L’entrelacement argumentatif : lexique, discours et blocs sémantiques. Paris : Honoré Champion, 2011.
CAREL, Marion ; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005
DUCROT, Oswald. Estruturalismo, Enunciação, Semântica. In.: DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987, pp. 63-88.
DUCROT, Oswald. Anexo. In.: DUCROT, Oswald. Polifonía y argumentación: conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Feriva, 1990a, pp. 173-190.
DUCROT, Oswald. Primera conferencia. In.: DUCROT, Oswald. . Polifonía y argumentación: conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Feriva, 1990b, pp.49-64.
DUCROT, Oswald. Introducción. In.: CAREL, Marion; DUCROT, Oswald. La semántica argumentativa: una introducción a la teoría de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005, pp. 11-25.
DUCROT, Oswald. La sémantique argumentative peut-elle se réclamer de Saussure? SAUSSURES, Louis de. Nouveaux regards sur Saussure : Mélanges offerts à René Amacker. Genève : Droz, 2006, pp. 153-170.
GRAEFF, Telisa F. Resumo de texto: hierarquização de blocos semânticos e seleção de encadeamentos. In.: BARBISAN, Leci B. A construção do sentido no discurso. Cadernos de Pesquisas em Linguística. Porto Alegre, v. 2, n. 1, pp. 125-134, novembro de 2006.
KÖCHE, Vanilda S.; BOFF, Odete M. B.; PAVANI, Cinara F. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
MACHADO, Anna R.; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MACHADO, Anna R. Revisitando o conceito de resumos. In.: DIONISIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A (Orgs.). Gêneros Textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MARCUSCHI, Luiz A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MATENCIO, Maria de L. M. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2º sem. 2002.
SILVA, Jane Q. G.; DA MATA, Maria A. Proposta tipológica de resumos: um estudo exploratório das práticas de ensino da leitura e da produção de textos acadêmicos. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 123-133, 2º sem. 2002.
TOLEDO, Roberto O. Os pássaros, a canção e a pressa. Revista Veja, edição 1371.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

CORTIVO-LEBLER, C. D. O resumo como atividade de significação (Le résumé comme activité de signification). Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 11-31, 2015. DOI: 10.22481/el.v13i1.5455. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5455. Acesso em: 21 nov. 2024.