Aquisição do Presente do Indicativo em português brasileiro sob a ótica da Teoria das Operações Enunciativas: estudo preliminar (Acquisition of the present indicative in Brazilian Portuguese according to the Theory of Enunciative Operations: a preliminary

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12068

Palavras-chave:

Aquisição de tempo verbal; Estudo semântico; Descrição gramatical.

Resumo

O trabalho traz um estudo preliminar sobre o valor semântico adquirido pelo Presente do Indicativo (PRES) na fala de uma criança brasileira, apoiando-se na análise de duas sessões de gravação (GUS 2;0 e 2;4) realizadas em meio naturalístico. Fundamentados na Teoria das Operações Enunciativas, propomo-nos a refletir, a partir das hipóteses oriundas dessa análise, sobre o papel semântico-enunciativo do PRES considerando-se, comparativamente, os empregos do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo feitos pela criança nas mesmas sessões. Os resultados, em seu estado atual, fornecem pistas para que se repense a descrição usual do PRES em língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Márcia Romero, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Brasil)

Márcia Romero é doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É professora da área de linguagem do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no PPG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo 2019-22495-8), tem desenvolvido pesquisas direcionadas à elaboração de uma gramática enunciativa do português brasileiro.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

ROMERO, M. Aquisição do Presente do Indicativo em português brasileiro sob a ótica da Teoria das Operações Enunciativas: estudo preliminar (Acquisition of the present indicative in Brazilian Portuguese according to the Theory of Enunciative Operations: a preliminary. Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 91-113, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12068. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12068. Acesso em: 22 nov. 2024.