POSSIBILIDADE DE LEITURA CRÍTICA A PARTIR DO CONTO “THE LAST POOR MAN”, DE MOACYR SCLIAR, MEDIADA PELAS TIC

Authors

  • Marli Teresinha da Silva
  • Ernani Mügge
  • Débora Nice Ferrari Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2812

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de leitura crítica do conto “The last poor man”, de Moacyr Scliar, aplicada em aulas de Língua Inglesa do ensino médio. O roteiro de atividades está ancorado na metodologia de análise textual proposta por Juracy Assmann Saraiva (2001/2006), que tem por base a Estética da Recepção, e prevê a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e o exercício da interdisciplinaridade. Ao propor a leitura e análise de textos ficcionais brasileiros, traduzidos para o inglês, nas aulas, defende-se a ideia de que eles podem contribuir ao processo de ensino e aprendizagem na medida em que permitem, ao aluno, refletir sobre a realidade que o circunda e sobre si mesmo, atendendo, assim, às orientações explicitadas pelos documentos que orientam a educação do país. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marli Teresinha da Silva

Mestranda em Letras pela Universidade Feevale.

Ernani Mügge

Doutor em Letras (UFRGS), com estágio pós-doutoral (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale, onde atua como professor e pesquisador. É autor de várias publicações voltadas para a prática docente no âmbito da leitura e da literatura e de obras ficcionais.

Débora Nice Ferrari Barbosa

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, do Mestrado Profissional em Letras e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Feevale.

Published

2018-02-14

How to Cite

Silva, M. T. da, Mügge, E., & Barbosa, D. N. F. (2018). POSSIBILIDADE DE LEITURA CRÍTICA A PARTIR DO CONTO “THE LAST POOR MAN”, DE MOACYR SCLIAR, MEDIADA PELAS TIC. fólio - Revista De Letras, 9(2). https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2812