LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE INGLÊS

UMA PROPOSTA DE ESCRITA COLABORATIVA E PRODUÇÃO DE VÍDEO

Autores/as

  • Keila Mendes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Cleide Jane de Sa Araujo Costa Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4300

Palabras clave:

Aprendizagem; Língua inglesa; Tecnologias.

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de desenvolvimento das habilidades de speaking e writting em aprendizes de inglês, partindo da proposta de produção de um vídeo e da escrita colaborativa de um ebook. Salienta-se, também, o papel do letramento digital no processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como estudo de caso, que teve como participantes 6 (seis) licenciandos em língua inglesa. Os dados foram coletados por meio de questionários e foi realizado ao longo do componente curricular Língua Inglesa Avançada I. Os resultados alcançados permitiram perceber que a proposta didática, amparada na utilização de interfaces digitais, auxiliou eficazmente na aprendizagem dos discentes, estimulando a percepção dos próprios erros e incitando a autonomia, levando os participantes a revisarem aspectos linguísticos fundamentais para suas produções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keila Mendes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Letras: Cultura, educação e linguagens. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uesb).

Cleide Jane de Sa Araujo Costa, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutora em Educação e em Linguística. Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE-Ufal).

Publicado

2019-02-12

Cómo citar

Mendes dos Santos, K., & Costa, C. J. de S. A. (2019). LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE INGLÊS: UMA PROPOSTA DE ESCRITA COLABORATIVA E PRODUÇÃO DE VÍDEO. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4300

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados