EMANCIPAÇÃO E CURADORIA NA ESCRITURA DE SILVIANO SANTIAGO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.8835Palabras clave:
Curadoria, Emancipação, Leitura, Silviano SantiagoResumen
Este trabalho propõe uma atenção específica à escritura de Silviano Santiago, crítica e ficcional, com destaque para o gesto de leitura como emancipação e da função autoral como uma curadoria. A leitura como ato político é apontada pelo sujeito da narrativa ensaística e pelos narradores e personagens de sua ficção, e funciona como aparato estético de resistência contra o neoliberalismo cultural que assola o meio em que o escritor vive. O presente ensaio aponta a problematização do pensamento estético do intelectual como aspecto central da ficção contemporânea.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.
AZEVEDO, Luciene. Romances não criativos. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 50, p. 157-171, jan-abr, 2017.
BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Tradução de Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 1995.
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Tradução de Marileide Dias Esqueda. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DIAS, Ângela Maria. Literatura como antropofagia em Silviano Santiago: anotações sobre um percurso ficcional até o romance Machado. Remate de Males, Campinas, v. 38, n. 1, p. 398-413, jan/jun-2018.
FOUCAULT, Michel. O que é um Autor? (conferência, de 1969). Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 264-298.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade da arte. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2014. [versão ebook].
GÓIS, Edma de. Curadoria como presença: marcas notórias da mediação dos autores nas obras. Suplemento Pernambuco, abril-2019.
GOLDSMITH, Kenneth. Escritura no-creativa: gestionando el lenguaje en la era digital. Adapt. Mariana Lerner; Pref. Reinaldo Laddaga. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Caja Negra, 2015.
KLEIN, Kelvin Falcão. Cenas de leitura em Silviano Santiago. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 57, e572, 2019.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesia por outros meios no novo século. Tradução de Adriano Scandolara. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
SANTIAGO, Silviano. Crescendo durante a guerra numa província ultramarina. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
SANTIAGO, Silviano. Em Liberdade: uma ficção de Silviano Santiago. 4. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
SANTIAGO, Silviano. Machado: romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTIAGO, Silviano. Viagem ao México. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.