Políticas públicas para fortalecer a educação superior na Cidade do México: experiências docentes no modelo educacional do Instituto de Estudos Superiores Rosario Castellanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e10344

Palavras-chave:

Políticas públicas, modelo educativo , hibridualidad y Ciudad de México

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais aspectos que levaram à criação do Instituto de Estudos Superiores Rosario Castellanos (IESRC) com base na recente política pública promovida em matéria educacional na Cidade do México (CDMX) em maio de 2019. O artigo também comunica a experiência docente em um modelo educacional que modifica estratégias de ensino para levar o aluno a se formar com um perfil baseado na interdisciplinaridade que permite um trabalho ativo, produtivo e assertivo em diversos problemas sociais. Neste modelo, o aluno é o eixo e o centro. Por fim, são apresentadas algumas características do modelo educacional baseado no uso de tecnologias e ferramentas digitais que hoje devem apoiar a educação no quadro dos novos desafios que a aprendizagem em ambientes híbridos exige.

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Biografia do Autor

Adriana Salas Stevanato, Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos- Ciudad de Mexico- México

Doutora pela Universidade Autônoma do México, mestre em Geografia pela Universidade Paulista- Unesp – Campus Presidente Prudente, atualmente é professora do  Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos

Daniela Sosa Peredo , Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos- Ciudad de Mexico- México

Doutora pela Facultad de Ciências da UNAM, Pós-doutora pela Universidade Metropolitana Autônoma Azcapotzalco, México, professora do Instituto de Estudios Superiores de la Universidad Rosario Castellanos e de laUniversidade Nacional Autônoma do México - UNAM

 

Roberto Badillo Hernández Hernández, Instituto de Estudios Superiores Rosario Castellanos- Ciudad de Mexico- México

Mestre pela Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM. Professor e investiga do Instituto de Estudios Superiores de la Universidad Rosario Castellanos

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

STEVANATO, A. S. .; PEREDO , D. S. .; HERNÁNDEZ, R. B. H. Políticas públicas para fortalecer a educação superior na Cidade do México: experiências docentes no modelo educacional do Instituto de Estudos Superiores Rosario Castellanos. Geopauta, [S. l.], v. 7, p. e10344, 2023. DOI: 10.22481/rg.v7.e2023.e10344. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/10344. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático