A Formação docente em Geografia e a perspectiva de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e12119

Palavras-chave:

Educação continuada, Formação docente, Escola, Aluno, Professor.

Resumo

A formação docente não é algo instantâneo, mas algo em contínua construção. Neste contexto, o presente artigo analisa a relação entre formação e prática docente no chão da escola, diante das dificuldades enfrentadas e da importância da educação continuada no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foram feitas leituras bibliográficas visando construir previa noção sobre a importância da educação continuada; posteriormente foi visualizada a experiência docente na Escola Municipal Professora Maria do Carmo Moura; e por fim, foi pensado a construção de um projeto com impacto social, intitulado “Você tem fome do quê?”. Esse possibilitou interação professor-alunos, dando oportunidade de os alunos externarem suas carências e debaterem seus problemas na comunidade escolar, considerando possíveis causas e soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Naiara Santos Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Itabaiana -Sergipe -Brasil

Universidade Federal de Sergipe - UFS - Itabaiana -Sergipe -Brasil

Diana Mendonça de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - UFS- Itabaiana - BRASIL

Doutora em Geografia, linha de pesquisa  Produção do Espaço Agrário e Dinâmicas Territoriais pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UFS. É integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Transformações no Mundo Rural (GEPRU), atuando em pesquisas sobre Territórios Rurais, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais aplicadas nos segmentos da agricultura familiar. Professora da Educação Básica na rede municipal de Itabaiana. 

Lucas dos Santos de Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS - Itabaiana -Sergipe -Brasil

Licenciatura em Geografia do Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS. Bolsista do Programa Licenciados nas Escolas (PROLICE/DGEI/UFS 2022).

Referências

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acessado em 20 set. 2022.

FERRETTI, J. C. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Ensino de Humanidades. São Paulo, maio-agosto, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.

HARVEY, D. O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

KATUTA, A. M. Mercantilização e Financeirização da Educação Brasileira: A proposta neoliberal, o Apagão Pedagógico Gobal (APG) e as R-existências. Revista Geografia. V. 44, nº 01, 2019.

MENDONÇA, S. A Geografia e a Formação de seus Professores: O Processo Formativo dos Professores para a Educação Básica. 2013. Tese (Doutorado) – Curso de Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/107258/319586.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 maio 2022.

PMI, Escola Municipal Profª Maria do Carmo Moura. Projeto Político Pedagógico. Itabaiana: SED, 2020.

SILVA, L. A. P.; LEITE, C. M. C. Formação continuada em geografia: diálogos sobre a carreira docente e o desenvolvimento profissional. Rev. Estudos e Pesquisas. Santa Catarina, v. 6, n. 9, maio, 2019. Disponível em: file:///D:/Documentos/Downloads/5196-21478-1-PB.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.

SILVA, L. A. P.; NETO, D. R. S. L. Perspectivas para a formação continuada em geografia: a escola como lugar central para a formação do professor. IX Fórum Nacional NEPEG de formação de professores de Geografia, 2014. Disponível em: http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2017/02/GT2_11_Perspectivas-para-a-forma%C3%A7%C3%A3o-continuada-em-Geografia_-a-escola-como-lugar-central-para-a-forma%C3%A7%C3%A3o-do-professor.pdf. Acesso em: 17 fev. 2022.

Publicado

2023-05-07

Como Citar

OLIVEIRA, N. S.; CARVALHO, D. M. de .; SOUZA, L. dos S. de . A Formação docente em Geografia e a perspectiva de formação continuada. Geopauta, [S. l.], v. 7, p. e12119, 2023. DOI: 10.22481/rg.v7.e2023.e12119. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/12119. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos