A Formação docente em Geografia e a perspectiva de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e12119Palavras-chave:
Educação continuada, Formação docente, Escola, Aluno, Professor.Resumo
A formação docente não é algo instantâneo, mas algo em contínua construção. Neste contexto, o presente artigo analisa a relação entre formação e prática docente no chão da escola, diante das dificuldades enfrentadas e da importância da educação continuada no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foram feitas leituras bibliográficas visando construir previa noção sobre a importância da educação continuada; posteriormente foi visualizada a experiência docente na Escola Municipal Professora Maria do Carmo Moura; e por fim, foi pensado a construção de um projeto com impacto social, intitulado “Você tem fome do quê?”. Esse possibilitou interação professor-alunos, dando oportunidade de os alunos externarem suas carências e debaterem seus problemas na comunidade escolar, considerando possíveis causas e soluções.
Downloads
Metrics
Referências
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acessado em 20 set. 2022.
FERRETTI, J. C. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Ensino de Humanidades. São Paulo, maio-agosto, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, P. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006.
HARVEY, D. O Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
KATUTA, A. M. Mercantilização e Financeirização da Educação Brasileira: A proposta neoliberal, o Apagão Pedagógico Gobal (APG) e as R-existências. Revista Geografia. V. 44, nº 01, 2019.
MENDONÇA, S. A Geografia e a Formação de seus Professores: O Processo Formativo dos Professores para a Educação Básica. 2013. Tese (Doutorado) – Curso de Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/107258/319586.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 maio 2022.
PMI, Escola Municipal Profª Maria do Carmo Moura. Projeto Político Pedagógico. Itabaiana: SED, 2020.
SILVA, L. A. P.; LEITE, C. M. C. Formação continuada em geografia: diálogos sobre a carreira docente e o desenvolvimento profissional. Rev. Estudos e Pesquisas. Santa Catarina, v. 6, n. 9, maio, 2019. Disponível em: file:///D:/Documentos/Downloads/5196-21478-1-PB.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.
SILVA, L. A. P.; NETO, D. R. S. L. Perspectivas para a formação continuada em geografia: a escola como lugar central para a formação do professor. IX Fórum Nacional NEPEG de formação de professores de Geografia, 2014. Disponível em: http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2017/02/GT2_11_Perspectivas-para-a-forma%C3%A7%C3%A3o-continuada-em-Geografia_-a-escola-como-lugar-central-para-a-forma%C3%A7%C3%A3o-do-professor.pdf. Acesso em: 17 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.