Andragogical Education in Mozambique from the perspective of phenomenological Geography

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e12342

Palavras-chave:

Geografia, Fenomenologia

Resumo

A experiência de fazer parte de uma equipe multidisciplinar em expedição a Moçambique para treinamento de um grupo operacional de uma multinacional permitiu vivenciar os conhecimentos práticos relativos à percepção de risco nas suas atividades laborais. A metodologia adotada partiu da ciência educacional andragógica, cujos pilares são: necessidade, autoconceito e experiência anterior do aprendiz; prontidão e motivação para aprender. Pela perspectiva fenomenológica em Geografia, observou-se o fenômeno durante a rotina de trabalho do grupo, buscando a compreensão dos sujeitos sobre si e sua relação com os riscos eminentes. A abordagem metodológica adotada permitiu cultivar vivências preventivas no ambiente de trabalho e ainda contribuiu para a redução de acidentes e o aumento da segurança no ambiente laboral.

Palavras-chave: Geografia; Fenomenologia; Educação; Andragogia.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Silva, Universidade Federal de Alagoas -UFAL- Brasil

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas(UFAL), Doutor em Educação pela Universidade Del Mar no Chile, reconhecido pela UFAL, Mestrado em Educação pela UFAL. Pós Graduado em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzoline, Pós Graduado em Gestão na Segurança e Saúde do trabalho pelo Centro Estácio de Santa Catarina, Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós Graduado em Psicopedagogia e Inclusão Social pela Universidades Tiradentes.

 

Gilcileide Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alagoas-UFAL-Maceió- Alagoas- Brasil

Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa - Portugal (2018). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010) Professor Associado da UFAL; Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFAL. Possui  Experiencia em Educação, com ênfase no Ensino-Aprendizagem de Geografia; Educação para o trânsito; Alfabetização ecológica; Cidade educadora; Espaço vivido; Território, Ambiente e saúde. Líder do Diretório do Grupo de Pesquisa: Espaço, Sociedade e Cultura.

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Publicado

2023-05-07

Como Citar

SILVA, M. A.; SILVA, G. R. da . Andragogical Education in Mozambique from the perspective of phenomenological Geography. Geopauta, [S. l.], v. 7, p. e12342, 2023. DOI: 10.22481/rg.v7.e2023.e12342. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/12342. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos