PRÁTICA E TÉCNICAS DE ENSINO: ALTERIDADE EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5819

Palavras-chave:

Técnica de ensino. Conhecimento escolar. Diálogo

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre prática e técnicas de ensino em Geografia com base em experiência de trabalho na disciplina Metodologia do Ensino de Geografia. Tem afinidades com os artigos sobre técnicas de ensino de Ilma Veiga (1991), Antônia Lopes (1991) e de Jorcelina Azambuja e Maria de Souza (1991). A questão da alteridade e da autonomia na formação do professor de Geografia é trabalhada na concepção teórica e prática dos procedimentos de ensino. A aula expositiva dialogada, a leitura ativa de textos, o estudo dirigido multiprodutivo e a aula-oficina, como recurso de pesquisa didática, são abordados na perspectiva da aprendizagem significativa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC- Ilhéus - Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1977), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é profesor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia

Referências

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de e BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 281-295, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a07v33n2.pdf Acesso em 18. 05. 2019.
ARNAY, José. Reflexões para um debate sobre a construção do conhecimento na escola: rumo a uma cultura científica escolar. Em: RODRIGO, María José; ARNAY, José (Orgs.). Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. São Paulo, SP: Ática, 1998, p. 37- 68.
AZAMBUJA, Jorcelina Queiroz de; SOUZA, Maria Letícia Rocha de. O estudo de texto como técnica de ensino. Em: VEIGA,Ilma Passos A.(Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
BAKHTIN, MIKHAIL. Para uma filosofia do ato. Austin: University of Texas Press, 1993.
CAVALHEIRO, Caroline Battistello; TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Movimento Escolanovista - Três Olhares. EDUCERE. XI Congresso Nacional de Educação. PUC do Paraná, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7135_4344.pdf Acesso em 23.03. 2019
CINEL, Nora Cecília Bocaccio. Estudo dirigido. Revista do Professor. Porto Alegre, 19(73) 31-35, jan./mar., 2003. Disponível em: https://pt.slideshare.net/SandraS3/estudo-dirigido-14628016 Acesso em 14.03.2019.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam.
São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991.
GARCÍA, Eduardo. Anatureza do conhecimento escolar: transição do cotidiano para o científico ou do simples para o complexo? . Em: RODRIGO, María José; ARNAY, José (Orgs.). Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. São Paulo, SP: Ática, 1998, p. 75-101.
JESUS, Edson Oliveira de. A aula expositiva dialogada como procedimento metodológico para a abordagem da temática relevo na geografia escolar. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. Em: VEIGA,Ilma Passos A.(Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli e FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/16/15 Acesso em 18. 04. 2019.
SANTOS, Paulo Rodrigues dos. Outras palavras com outras linguagens. ENPEG, 2009.
SILVA, Onildo Araujo da. Geografia: Metodologia e técnicas de ensino. Feira de Santana: UEFS. 2004.
VEIGA, Ilma Passos A. (Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
VEIGA, Ilma Passos A. Na sala de aula: Estudo dirigido. Em: VEIGA, ILMA Passos A. (Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

SANTOS, P. R. dos. PRÁTICA E TÉCNICAS DE ENSINO: ALTERIDADE EM SALA DE AULA. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 52-67, 2019. DOI: 10.22481/rg.v3i2.5819. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5819. Acesso em: 25 dez. 2024.