O terroir como categoria geográfica: origem e abordagens conceituais.
O terroir como categoria geográfica: origem e abordagens conceituais
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v6.e2022.e11291Palavras-chave:
Terroir, Território, Globalização, Gosto da terraResumo
O conceito de terroir, traduzido como “gut da terre”, tem sido debatido nas esferas da teoria da produção agrícola tradicional versus globalização da agricultura. Sem uma tradução clara, sua origem é antiga, mas consolidada na França, especificamente na viticultura e traz muitas questões quando aplicado a outras culturas. O artigo busca nas refrências estrangeiras o conceito e as formas de manutenção do terroir denominado natural em contraposição do que convencionou chamar de terroir tecnológico, baseadao na grande produção. Busca relacionar o terroir com o território com a categoria geográfica. Defende a pequena propriedade como exemplo para o terroir natural a partir das condicionantes físicas como solo e clima.
Downloads
Metrics
Referências
ARNOLD, ROB. The terroir of whiskey. A Distiller’s Journey into the Flavor of Place. Columbia University Press / New York, 2021.
CAREY, Victoria Anne. The use of viticultural terroir units for dem arcation of geographical indications for wine production in Stellenbosch and surrounds. Dissertation (PhD (Agric)) -- Stellenbosch University, Cape Ocidental, South Africa. 2005.
GLADSTONES, John S. Wine, terroir and climate change. National Library of Australia Cataloguing-in-Publication entry. Kent Town South Australia, 2011.
MANASI, Kumar. ANUP, Dhar. ANURAG, Mishra. (org). Psychoanalysis from the Indian Terroir. British Library Cataloguing in Publication Information Available. Lexington Books, EUA, 2017
MATTHEWS, Mark Allen. Terroir and other myths of winegrowing. Oakland, Califórni: University of Califórnia Press, 2015.
PARKER. Thomas. Tasting French Terroir: the history of an idea. Library of Congress Cataloging-in-Publication. California studies in food and culture, University of California Press, Oakland, California, 2015.
PATTERSON, Tim.Wine and placa: a terroir reader. University of California Press. Oakland, California, 2018.
SOMMERS, Brian J. The geography of wine: how landscapes, cultures, terroir, and the weather make a good drop. A Plume Book. London, 2008
TOMASI, Diego, GAIOTTI, Federica, JONES, Gregory V. The Power of the Terroir: the Case Study of Prosecco Wine, Springer Basel, 2013.
TORRES, Olivier. The wine wars: the Mondavi affair, globalization and “terroir”. Palgrave Macmillan, Nova Iorque 2006. Traduzido do Francês para o inglês por Kirsty Snaith
TRUBEK, Amy B. The taste of place: a cultural journey into terroir. University of California Press. California, EUA, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.