Geopatrimônio e Geopreservação: memórias, percepções geográficas e ambientais sobre patrimônio histórico ambiental de Guanambi - Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e14345Palavras-chave:
Educação patrimonial e artística,, Educação patrimonial e artística, patrimônio, preservação, geografiaResumo
O patrimônio histórico cultural de uma cidade precisa estar ligado à sua memória histórica, cultural, artística e ambiental, deve ser entendido como herança de um povo, que possibilita ao homem o entendimento do tempo. Com vistas à identificação do patrimônio baiano, o projeto estruturante da Sec-BA: Educação Patrimonial e Artística (EPA), desenvolvido no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Guanambi-BA, proporcionou aos estudantes envolvidos a compreensão do Geopatrimônio e da Geopreservação dos patrimônios que caracterizam a identidade da cidade de Guanambi. Os resultados do EPA colaboraram com a construção de uma aprendizagem significativa na produção do conhecimento. A pesquisa retratou monumentos do patrimônio de Guanambi através de ações essenciais: exercício do direito à cultura, conservação dos valores históricos, artísticos e estéticos, a formação de uma nova mentalidade cultural.
Downloads
Metrics
Referências
ARAUJO, Eugénia (2005) – Geoturismo: Conceptualização, Implementação e Exemplo de Aplicação ao Vale do Rio Douro no Sector Porto-Pinhão. Dissertação de Mestrado, Escola de Ciências, Universidade doMinho, 213 p.
ARIEL, Claúdio. [et all]. Guanambi: nossa terra, nossa gente, nosso orgulho. Prefeitura Municipal de Guanambi: Gráfica Giordani,1999.
BAHIA. Governo do Estado; SUPED - Superintendência de Políticas para a Educação Básica. Síntese EPA-2016, Estado da Bahia. Salvador: SUPED, 2016, 6p.
BORBA, André weissheimer. Geodiversidade e geopatrimômio como bases para estratégias de conservação: conceitos, abordagens, métodos de avaliação e aplicabilidade no contexto do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisas em Geociências. Instituto de Geociências, UFRS. Porto Alegre, RS, 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
BRASIL. Lei 7.347, de 24.07.85 Lei da Ação Civil Pública.
CANDAU, Joël. Antropologia de la memoria. Buenos Aires, Nueva Visión, 2002.
CASTRO, Jane M. L.Bacias hidrográficas de Guanambi: uso, ocupação e conservação. Exlibris, 2010.
FONSECA, Maria Helena (2009) - Estabelecimento de critérios e parâmetros para a valoração do património geológico português. Aplicação prática ao património geológico do Parque Natural de Sintra-Cascais. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 166 p.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em processo – Trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MinC- IPHAN, 2005.
GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de Educação Patrimonial. Brasília, DF: IPHAN, 2007.
GUANAMBI. Plano Diretor Participativo de Guanambi. Guanambi, 2009.
GUANAMBI. Lei n.º 034/01. Código de Defesa do Meio Ambiente. Guanambi, 2001.
HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. São Paulo: Vértice Editora, 1990.
HORTA, M. L. P; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Q. Guia Básico da Educação Patrimonial. Museu Imperial / IPHAN – MINC, Brasília, 1999.
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Censo demográfico 2010. Disponível em:http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso entre jun. e out. de 2017.
IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artistico Nacional) Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/276. Acesso entreabril de 2017 a janeiro de 2018.
LE GOFF, Jacques. Patrimônio histórico, cidadania e identidade cultural: o direito à memória. In: BITTENCOURT, Circe (Org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. p.139 e 138.
MUÑOZ, E. Georrecursos culturales. Geologia Ambiental. ITGE, Madrid, 1988.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto história, São Paulo, n.10, 1993.
PAIAO, Cristiane. Patrimônio histórico: uma questão de cidadania.Disponível em: http://www.dicyt.com/noticia/patrimonio-historico-uma-questao-de-cidadania.Campinas, 05 de nov. de 2010. Acesso em 18 de abril de 2017.
PELEGRINI, Sandra C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Dispnível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882006000100007.Rev. Bras. Hist. vol. 26 n.51. São Paulo, Jan./Jun 2006. Acesso em 26.01.2018.
REIS, Aline da Silva. Patrimônio histórico, cultural e ambiental de Palmas de Monte Alto: um olhar sob a luz das representações sociais. In: SILVA, Joaquim P. Territórios e ambientes da serra de Monte Alto. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2012.
RODRIGUES, Maria Luísa. FONSECA, André. A valorização do geopatrimónio no desenvolvimentosustentável de áreas rurais. Anais. VII CIER – Cultura, Inovação e Território, Coimbra, Portugal, out. 2008. Disponivel: http://sper.pt/oldsite/actas7cier/PFD/Tema%20II/2_14.pdf. Acessoem 16 de janeiro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.