Popularização e prática em Ciências através da extensão universitária: relato de uma experiência

Autores

  • Alex Mota Dos Santos Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gabriella Silva D’Avila Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Paula Fabyanne Marques Ferreira Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12383

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Ilhéus.

Resumo

A popularização e prática da ciência pode ser realizada em escolas através da extensão universitária. A partir de tal premissa, o objetivo deste artigo é revelar uma experiência de extensão para popularização e prática da ciência através do estudo da percepção de moradores da cidade de Ilhéus acerca dos resíduos sólidos. A metodologia contemplou a análise de dados e informações sobre resíduos sólidos no Brasil, no estado da Bahia, cidade de Ilhéus e aplicação do método de pesquisa Survey para avaliar a percepção. O principal resultado é a apresentação dos elementos básicos da prática da ciência para estudantes do ensino fundamental e médio. Sobre as atividades realizadas, destaca-se a percepção da coleta dos resíduos sólidos urbanos em Ilhéus. Nesse aspecto, a maioria dos inquiridos (46,2%) estão insatisfeitos, mas 78,3% respondeu que não comunica a prefeitura quando da observação de resíduos dispostos de forma irregular pela cidade.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Mota Dos Santos, A., D’Avila, G. S. ., & Ferreira, P. F. M. . (2023). Popularização e prática em Ciências através da extensão universitária: relato de uma experiência. Revista Extensão & Cidadania, 11(19), 160-175. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12383

Edição

Seção

Relatos de Experiência