Educando para as relações étnico-raciais a partir de ações extensionistas voltadas para a estética negra: discutindo a ressignificação do cabelo na construção da identidade negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.13777

Palavras-chave:

Identidade negra, Extensão, Educação antirracista, Educação étnico-racial. Extensão. Estética negra.

Resumo

Fruto das ações extensionistas desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão Identidade negra em ação, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro do Norte (IFCE-JN), pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI). Este trabalho apresenta o projeto de extensão “identidade negra em ação”, especificamente as ações desenvolvidas com foco temático na estética negra e as aprendizagens e sentidos gerados entre os participantes. Foram realizadas ações como cine-debate, ganhando a denominação de CINENEABI, rodas de conversa, oficinas, palestras e visitas técnicas. Podemos constatar as potencialidades das ações para o enfretamento e a conscientização da população sobre o racismo, estando as aprendizagens geradas ligadas a história e cultura negra e na construção de um pensamento político e ideológico em favor de uma educação antirracista, em que brancos e negros, assumem a luta como estratégia para o bem comum e a igualdade social. A execução desse projeto gerou em nós a esperança, do verbo esperançar, como diz Paulo Freire que uma sociedade antirracista é possível e é o único caminho inclusivo a seguir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, IFCE Juazeiro do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará -UFC, Especialista em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Patos - PB, Licenciada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA . Professora permanente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).Tem experiência na área de Educação e Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Física Escolar, Ludicidade, Esporte e Lazer, Questões étnico-raciais, Gênero e Sexualidade.

Luciano das Neves Carvalho, IFCE

Possui graduação em - ORG SANT ED E CULTURA-UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - (1997) e mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Ceará.

Jadyni Ester Matos e Silva, IFCE

Graduanda no curso de Bacharelado em Engenharia ambiental e Sanitária, Bolsista no programa de extensão Identidade negra em Ação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Juazeiro do Norte.

Beatriz Gonçalves de Lira, URCA

Professora de Educação Física da Educação Básica. Mestranda em Educação - MPEDU - URCA. Pós graduanda em Educação Física, saúde e lazer - IFCE/Campus Juazeiro do Norte. Pós Graduada em Docência do Ensino Superior e Educação Física - Faculdade Futura. Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Juazeiro do Norte. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/Campus Juazeiro do Norte). Possui interesse por pesquisas na área da Educação Física Escolar; Saúde; Lazer; Culturas e questões étnicos-raciais.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Rodrigues Pessoa, A. R., das Neves Carvalho, L., Matos e Silva, J. E., & Gonçalves de Lira, B. (2023). Educando para as relações étnico-raciais a partir de ações extensionistas voltadas para a estética negra: discutindo a ressignificação do cabelo na construção da identidade negra. Revista Extensão & Cidadania, 11(20), 238-255. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.13777

Edição

Seção

Número Temático