Análise do perfil e experiências de bolsistas de extensão no departamento de educação – DEDC XII/UNEB
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.13875Palavras-chave:
Estudantes negros/as. Ensino superior. Acesso de negros/as na UNEB. Bolsistas de extensão.Resumo
O estudo objetivou conhecer o perfil e as experiências de estudantes bolsistas que participaram dos projetos de extensão no período de 2019 e 2021 no Departamento de Educação – DEDC XII/UNEB, a fim de identificar a presença/ausência de estudantes negros/as. A pesquisa de abordagem qualitativa trilhou um caminho metodológico com a utilização dos seguintes instrumentos de pesquisa: levantamento de dados dos projetos junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do DEDC XII/UNEB; e questionário com questões fechadas e abertas a 41 discentes identificados/as como bolsistas, distribuídos nos quatro cursos ofertados pela instituição (Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e Administração). Os dados apontam que não houve mudanças significativas nos perfis dos/as estudantes que participaram dos projetos de extensão nos dois ciclos (2019 e 2021). Percebe-se, portanto, que a maioria dos/as estudantes de extensão são negros/as (autodeclarados pretos e pardos), mulheres, jovens, solteiras/os, não possuem filhos, possuem religião, não têm nenhuma deficiência, egressas/os de escolas públicas, oriundas/os do campo, filhos/as de pais/mães trabalhadores/as que vivem das atividade de baixo poder econômico cuja renda familiar é de até 2 salários mínimos, sendo os primeiros, dentro de uma história familiar marcada pela pobreza, que conseguiram chegar à universidade pública, ingressaram na instituição pela reserva de vagas. Este estudo conclui que a extensão é lugar de estudantes negros/as, todavia, dentro desta categoria há uma disparidade, sendo os/as pardos em maior quantitativo em relação aos bolsistas pretos/as. Estes/as, inclusive, estão em menor número que os/as bolsistas autodeclarados brancos.
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