Projeto DCHI nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14675Palavras-chave:
Universidade pública, Acesso, PermanênciaResumo
Este artigo descreve uma atividade de extensão destinada a alunos do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas de Salvador, com o objetivo de familiarizá-los com os cursos de graduação do Departamento de Ciências Humanas I (DCHI), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A iniciativa visa também informar sobre as formas de ingresso, programas de auxílio à permanência para alunos de baixa renda e outros aspectos relacionados à vida universitária. O projeto já foi implementado em sete escolas públicas dos bairros diversos de Salvador, recebendo uma resposta positiva da gestão escolar e dos alunos, que demonstraram interesse em obter mais informações sobre acesso e permanência na universidade pública, áreas ainda pouco familiares para muitos deles.
Downloads
Referências
ABMS. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Pesquisa de dados. 2017. Disponível em: https://abmes.org.br/ Acesso em: 12 fev. 2024.
BAHIA. Decreto Governamental no 7.22, de 20 de janeiro de 1998. Salvador, 1998.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
BRASIL. Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Brasília, DF, 2024. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/ Acesso em: 15 fev. 2024.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Censo Nacional de Educação. Brasília, DF, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto motiva estudantes do ensino médio de escolas públicas a entrar na universidade (Projeto Salvaguarda). Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/projeto-salvaguarda Acesso em: 15 fev. 2024.
CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, v. 23, n. 80, p. 168-200, set. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Hj6wG6H4g8q4LLXBcnxRcxD/ Acesso em: 10 fev. 2024.
FERREIRA, L. E.; CALIXTO, V. L. Desigualdade educacional no Brasil é agravada pela pandemia. Lamparina, [online], Ouro Preto, 24 ago. 2021. Disponível em: https://sites.ufop.br/lamparina/blog/desigualdade-educacional-no-brasil-%C3%A9-agravada-pela-pandemia#:~:text=A%20desigualdade%20educacional%20no%20Brasil,para%20o%20ensino%20p%C3%BAblico%20e Acesso em: 10 fev. 2024.
NIEROTKA, R. L. Políticas de acesso e ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2015.
USP. Universidade de São Paulo. Projeto Vivendo a USP. Disponível em: https://www5.usp.br/tag/vivendo-a-usp/ Acesso em: 15 fev. 2024.
UNEB. Universidade do Estado da Bahia Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Salvador, 2022.
UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Cartilha de Curricularização da Extensão. Salvador, 2018. Disponível em: www.uneb.br Acesso em: 10 fev. 2024.
UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Regimento Geral da UNEB. Salvador, 2012. Disponível em: www.uneb.br Acesso em: 10 fev. 2024.
WAINER, J.; MELGUIZO, T. Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e162807, p. 1-15, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201612162807 Acesso em: 10 fev. 2024.
ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-370, ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wVchYRqNFkssn9WqQbj9sSG/. Acesso em: nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.