Projeto DCHI nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14675

Palavras-chave:

Universidade pública, Acesso, Permanência

Resumo

Este artigo descreve uma atividade de extensão destinada a alunos do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas de Salvador, com o objetivo de familiarizá-los com os cursos de graduação do Departamento de Ciências Humanas I (DCHI), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A iniciativa visa também informar sobre as formas de ingresso, programas de auxílio à permanência para alunos de baixa renda e outros aspectos relacionados à vida universitária. O projeto já foi implementado em sete escolas públicas dos bairros diversos de Salvador, recebendo uma resposta positiva da gestão escolar e dos alunos, que demonstraram interesse em obter mais informações sobre acesso e permanência na universidade pública, áreas ainda pouco familiares para muitos deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacilene Fiuza de Lima, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação, pela Universidade Federal da Bahia. Analista Universitária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil. E-mail: jalenelima@yahoo.com.br

Maria Alice Carvalho Sacramento, Universidade do Estado da bahia

Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia. Técnica Universitária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil. E-mail: m_lice1@hotmail.com

Referências

ABMS. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Pesquisa de dados. 2017. Disponível em: https://abmes.org.br/ Acesso em: 12 fev. 2024.

BAHIA. Decreto Governamental no 7.22, de 20 de janeiro de 1998. Salvador, 1998.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

BRASIL. Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Brasília, DF, 2024. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/ Acesso em: 15 fev. 2024.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Censo Nacional de Educação. Brasília, DF, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto motiva estudantes do ensino médio de escolas públicas a entrar na universidade (Projeto Salvaguarda). Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/projeto-salvaguarda Acesso em: 15 fev. 2024.

CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, v. 23, n. 80, p. 168-200, set. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Hj6wG6H4g8q4LLXBcnxRcxD/ Acesso em: 10 fev. 2024.

FERREIRA, L. E.; CALIXTO, V. L. Desigualdade educacional no Brasil é agravada pela pandemia. Lamparina, [online], Ouro Preto, 24 ago. 2021. Disponível em: https://sites.ufop.br/lamparina/blog/desigualdade-educacional-no-brasil-%C3%A9-agravada-pela-pandemia#:~:text=A%20desigualdade%20educacional%20no%20Brasil,para%20o%20ensino%20p%C3%BAblico%20e Acesso em: 10 fev. 2024.

NIEROTKA, R. L. Políticas de acesso e ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2015.

USP. Universidade de São Paulo. Projeto Vivendo a USP. Disponível em: https://www5.usp.br/tag/vivendo-a-usp/ Acesso em: 15 fev. 2024.

UNEB. Universidade do Estado da Bahia Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Salvador, 2022.

UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Cartilha de Curricularização da Extensão. Salvador, 2018. Disponível em: www.uneb.br Acesso em: 10 fev. 2024.

UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Regimento Geral da UNEB. Salvador, 2012. Disponível em: www.uneb.br Acesso em: 10 fev. 2024.

WAINER, J.; MELGUIZO, T. Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e162807, p. 1-15, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201612162807 Acesso em: 10 fev. 2024.

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-370, ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wVchYRqNFkssn9WqQbj9sSG/. Acesso em: nov. 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

de Lima, J. F., & Sacramento, M. A. C. (2024). Projeto DCHI nas escolas. Revista Extensão & Cidadania, 12(21), 60-83. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14675

Edição

Seção

Artigos