Práticas laboratoriais, pesquisa artística e extensão universitária: sistematizações do PETI-Teatro da UESB
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14706Palavras-chave:
Teatro, Interpretação teatral, Extensão universitária, Pesquisa artística, Pedagogia do TeatroResumo
O trabalho aborda os vínculos entre pesquisa artística, pedagogia teatral e extensão universitária. Tem como lastro as sistematizações em desenvolvimento desde 2022 junto ao Programa de Educação Tutorial Institucional – Curso Específico Teatro (Peti-Teatro), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Uma das frentes desse grupo de educação tutorial é o Laboratório Universitário de Práticas de Atuação (Lupa), que funciona num sistema de coletivo artístico aberto à comunidade, ao passo em que serve de território de experimentação de uma pesquisa-ação que analisa a interpretação teatral e seus possíveis desdobramentos artístico-pedagógicos. O estudo dialoga com teorias sobre atuação desenvolvidas por teóricos como Eugenio Barba e Peter Brook, a fenomenologia da pedagogia do ator proposta por Tiago Fortes. O primeiro resultado estético desenvolvido pelo Lupa, fundamentado no teatro popular de Carlos Alberto Sofredini e no estudo do gênero melodrama, apontou interessantes caminhos teórico-metodológicos que poderão ser incorporados em estratégias de educação estética, popularização do teatro e/ou percursos de ensino-aprendizagem destinado a atores. Concluímos que o Peti-Teatro, ao aproximar estudantes da graduação e artistas oriundos da comunidade externa interessados em investigar estratégias e dispositivos criativos no âmbito da interpretação teatral, contribui para estreitar os laços entre extensão universitária, ensino de graduação e produção de conhecimento acadêmico.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Antônio. A cena como processo de conhecimento. In: RAMOS, Luiz Fernando (org.). Arte e ciência: Abismo de Rosas. São Paulo: Abrace, 2012.
BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: E-Realizações, 2012.
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. Trad. Sandra Meyer. São Paulo: Perspectiva, 2017.
BROOK, Peter. A porta aberta. 6. ed. Trad. Antônio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
FELIPE, Ana Lessya Santos. Depoimento sobre o processo criativo do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista Concedida a Romildo Santos (membro do Núcleo de Pesquisa do Peti-Teatro), em 22/03/2024, na UESB, campus Jequié. Jequié-BA, transcrições (03 laudas).
FORTES, Tiago. A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate. Jundiaí: Paco, 2020.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. trad. Aldomar Conrado. 4. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1992.
ITI – International Theatresport Institute. Guia para o TheatreSports de Keith Johnstone. Canadá: Institute ITI; Belo Horizonte: UFMG, 2017.
LIMA, Francisco André Sousa (org). Oficinão Finos Trapos: uma pedagogia do teatro de grupo em cinco cidades baianas. Salvador: Egba, 2014.
PORTO, Rainan Rodrigues. Depoimento sobre o processo criativo do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista Concedida a Maiara Moreira (Membro do Núcleo de Pesquisa) em 29/02/2024, em ambiente virtual. Jequié-BA, áudio gravado (10:06).
SANTANA, Gracielle Santos de. Depoimento enquanto espectadora do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista concedida a Fernanda Silva (membro do Núcleo de Pesquisa) em 12/06/2023. Jequié-BA, áudio gravado (12:44).
SANTOS, Lincoln Aguiar. Depoimento sobre o processo criativo do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista Concedida a Maiara Moreira (Membro do Núcleo de Pesquisa) em 29/02/2024, em ambiente virtual. Jequié-BA, áudio gravado (10:06).
SANTOS, Marciel Clemente dos. Depoimento enquanto espectador do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista concedida a Fernanda Silva (membro do Núcleo de Pesquisa) em 12/06/2023. Jequié-BA, áudio gravado (13:44).
THOMASSEU, Jean-Marie. O melodrama. trad. Claudia Braga e Clarisse Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.