Práticas laboratoriais, pesquisa artística e extensão universitária: sistematizações do PETI-Teatro da UESB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14706

Palavras-chave:

Teatro, Interpretação teatral, Extensão universitária, Pesquisa artística, Pedagogia do Teatro

Resumo

O trabalho aborda os vínculos entre pesquisa artística, pedagogia teatral e extensão universitária. Tem como lastro as sistematizações em desenvolvimento desde 2022 junto ao Programa de Educação Tutorial Institucional – Curso Específico Teatro (Peti-Teatro), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Uma das frentes desse grupo de educação tutorial é o Laboratório Universitário de Práticas de Atuação (Lupa), que funciona num sistema de coletivo artístico aberto à comunidade, ao passo em que serve de território de experimentação de uma pesquisa-ação que analisa a interpretação teatral e seus possíveis desdobramentos artístico-pedagógicos. O estudo dialoga com teorias sobre atuação desenvolvidas por teóricos como Eugenio Barba e Peter Brook, a fenomenologia da pedagogia do ator proposta por Tiago Fortes. O primeiro resultado estético desenvolvido pelo Lupa, fundamentado no teatro popular de Carlos Alberto Sofredini e no estudo do gênero melodrama, apontou interessantes caminhos teórico-metodológicos que poderão ser incorporados em estratégias de educação estética, popularização do teatro e/ou percursos de ensino-aprendizagem destinado a atores. Concluímos que o Peti-Teatro, ao aproximar estudantes da graduação e artistas oriundos da comunidade externa interessados em investigar estratégias e dispositivos criativos no âmbito da interpretação teatral, contribui para estreitar os laços entre extensão universitária, ensino de graduação e produção de conhecimento acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco André Sousa Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ator, diretor, dramaturgo e professor de Teatro. Doutor em Artes Cênicas, pela UFBA. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Docente-tutor do Peti-Teatro da UESB. Jequié, Bahia, Brasil. E-mail: francisco.lima@uesb.edu.br

Diego Vieira de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ator, dramaturgo, diretor e professor de Teatro. Graduando em Licenciatura em Teatro, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). Bolsista do Programa Peti-Teatro da UESB. Integrante do Núcleo Artístico Lupa, Jequié, Bahia, Brasil. E-mail: diegovierde961@gmail.com

Fernanda Silva Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Atriz, professora e pesquisadora. Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no Programa Peti-Teatro e no projeto de pesquisa Laboratório de Estudos em Dramaturgia e Sociedade. IIntegrante do Núcleo Artístico Lupa, Jequié, Bahia, Brasil.E-mail: fernandasilvasouza285@gmail.com

Fillipe Souza Pimentel, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ator, professor, produtor e designer gráfico. Graduando em Licenciatura em Teatro, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no Programa Peti-Teatro. Integrante do Núcleo Artístico Lupa, Jequié, Bahia, Brasil. E-mail: 201810429@uesb.edu.br

Flávio da Cruz Prates, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ator e professor. Graduado em Licenciatura em História, pela UNINTER; graduando em Licenciatura em Teatro, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista do Programa Peti-Teatro da UESB. Integrante do Núcleo Artístico Lupa, Jequié, Bahia, Brasil. E-mail: 201911474@uesb.edu.br

Maiara da Silva Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Atriz, palhaça e professora de Teatro. Graduanda em Licenciatura em Teatro, pela pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista do Programa Peti-Teatro da UESB. Integrante do Núcleo Artístico Lupa (Jequié-BA) e do Grupo de Teatro Alumia, Riacho de Santana, Bahia, Brasil. E-mail: silvamoreiramaiara@gmail.com

Romildo Santos Roberto Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ator, cantor, músico e diretor. Licenciando em Teatro, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista do Peti-Teatro da UESB. Integrante do Núcleo Artístico Lupa (Jequié-BA) e facilitador no Programa Mais Educação no Complexo Integrado de Educação Básica, Jequié, Bahia, Brasil. E-mail: romildojr39@gmail.com

Referências

ARAÚJO, Antônio. A cena como processo de conhecimento. In: RAMOS, Luiz Fernando (org.). Arte e ciência: Abismo de Rosas. São Paulo: Abrace, 2012.

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: E-Realizações, 2012.

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. Trad. Sandra Meyer. São Paulo: Perspectiva, 2017.

BROOK, Peter. A porta aberta. 6. ed. Trad. Antônio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

FELIPE, Ana Lessya Santos. Depoimento sobre o processo criativo do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista Concedida a Romildo Santos (membro do Núcleo de Pesquisa do Peti-Teatro), em 22/03/2024, na UESB, campus Jequié. Jequié-BA, transcrições (03 laudas).

FORTES, Tiago. A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate. Jundiaí: Paco, 2020.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. trad. Aldomar Conrado. 4. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1992.

ITI – International Theatresport Institute. Guia para o TheatreSports de Keith Johnstone. Canadá: Institute ITI; Belo Horizonte: UFMG, 2017.

LIMA, Francisco André Sousa (org). Oficinão Finos Trapos: uma pedagogia do teatro de grupo em cinco cidades baianas. Salvador: Egba, 2014.

PORTO, Rainan Rodrigues. Depoimento sobre o processo criativo do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista Concedida a Maiara Moreira (Membro do Núcleo de Pesquisa) em 29/02/2024, em ambiente virtual. Jequié-BA, áudio gravado (10:06).

SANTANA, Gracielle Santos de. Depoimento enquanto espectadora do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista concedida a Fernanda Silva (membro do Núcleo de Pesquisa) em 12/06/2023. Jequié-BA, áudio gravado (12:44).

SANTOS, Lincoln Aguiar. Depoimento sobre o processo criativo do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista Concedida a Maiara Moreira (Membro do Núcleo de Pesquisa) em 29/02/2024, em ambiente virtual. Jequié-BA, áudio gravado (10:06).

SANTOS, Marciel Clemente dos. Depoimento enquanto espectador do espetáculo “Corações Vagabundos”. Entrevista concedida a Fernanda Silva (membro do Núcleo de Pesquisa) em 12/06/2023. Jequié-BA, áudio gravado (13:44).

THOMASSEU, Jean-Marie. O melodrama. trad. Claudia Braga e Clarisse Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

Lima, F. A. S., de Jesus, D. V., Souza, F. S., Pimentel, F. S., Prates, F. da C., Moreira, M. da S., & Roberto Júnior, R. S. (2024). Práticas laboratoriais, pesquisa artística e extensão universitária: sistematizações do PETI-Teatro da UESB. Revista Extensão & Cidadania, 12(21), 229-251. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14706

Edição

Seção

Número Temático