Residência agronômica e sua contribuição para formação do/a Petiano/a
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i21.14759Palavras-chave:
Ensino-Pesquisa-Extensão, Aprendizagem, Atividade Produtiva.Resumo
Este texto é um relato de experiência do grupo PET Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano que, desde 2013, dispõe de uma área experimental onde, anualmente, cultivam-se culturas agrícolas e realizam-se pesquisas científicas para o desenvolvimento e difusão de tecnologias em agricultura. Para a execução desta atividade o grupo discute e seleciona as espécies que serão cultivadas e são elaborados projetos de pesquisa/manejo e avaliação para condução durante o período de cultivo agrícola. Além da proposta pedagógica, a experiência também objetiva desenvolver e modelar uma proposta de exploração agrícola e geração de renda para agricultores familiares do Recôncavo, a partir do cultivo de espécies frutíferas em sistema de policultivo com aplicação de princípios conservacionistas. Atualmente o sistema proposto contempla as seguintes culturas: goiaba, manga, banana, citros, caju, jabuticaba, pitaya, coqueiro, umbu-cajá, milho e aipim. A metodologia consiste na dedicação de cada discente, em média 4 horas semanais, no desenvolvimento desta atividade e discussões de campo com a presença da Tutora e/ou um professor/técnico convidado, além das oficinas técnicas e dias de campo para difusão de informações, efetivando o tripé ensino-pesquisa- extensão. Os resultados são publicados em eventos e também há previsão de organização de atividades de difusão da experiência.
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Referências
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