15 anos da Trupe da Alegria: formação continuada de professoras e práticas teatrais com crianças
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15609Palavras-chave:
Formação Continuada, Pedagogia do Teatro, Educação Infantil, Teatro para crianças, Extensão universitáriaResumo
O presente texto tematiza as relações entre a extensão universitária, formação continuada de professoras da Educação Infantil e ações que envolvam a expansão do acesso de crianças à linguagem teatral. Propõe-se uma reflexão sobre o percurso da Trupe da Alegria – grupo teatral formado por profissionais da Educação Infantil da cidade de Florianópolis (SC) – que, em 2025, completará 15 anos de atuação na formação de público infantil mediante a criação de espetáculos que refletem temáticas e procedimentos que se aproximam das realidades socioculturais das crianças. Trata-se, portanto, de um relato reflexivo da experiência do grupo que se configura como uma ação de extensão do Programa Núcleo de Arte e Infância no CEART (naice). A partir da trajetória da Trupe é possível discutir as políticas de formação continuada de professores(as), as especificidades das práticas teatrais voltadas à primeira infância, bem como o necessário envolvimento da universidade no fortalecimento das relações com a Educação Básica. Percebe-se que essa prática artística e formativa interfere, diretamente, nos processos pedagógicos desenvolvidos pelas docentes nas unidades educativas onde trabalham.
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