Teatro no Programa Residência Pedagógica/CAPES, UFBA e o tripé: ensino, pesquisa e extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15668

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, Ensino fundamental, Formação da/o artista-docente-pesquisador/a, Ensino-pesquisa-extensão.

Resumo

O presente texto apresenta brevemente o projeto e a experiência como docente orientadora, do Subprojeto Artes/Teatro, no Programa Residência Pedagógica, RP/CAPES, da Universidade Federal da Bahia, UFBA, nos 18 meses de atividades, entre dezembro de 2023 a abril de 2024. Diante disso, pretendo refletir sobre a proposta de formação artística docente pesquisadora de estudantes licenciandas/os em Teatro por meio do tripé de ensino, pesquisa e extensão e suas relações entre as/os agentes integrantes: universidade, comunidade escolar, residentes e preceptoras/es.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Santos Barreto, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Artes Cênicas, PPGAC/UFBA. Professora adjunta do Departamento de Técnicas do Espetáculo, Escola de Teatro, UFBA. Salvador, Bahia, Brasil.

Referências

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Transversais Contemporâneos na BNCC: Contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: Provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

DUARTE JR., João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar, 2001.

FORPROEX. Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. v.1) Ilhéus: Editus, 2001.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

MEIRA, Marly Ribeiro Meira; PILLOTTO Silvia Sell Duarte. Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre: Zouk, 2022.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

PERISSÉ, Gabriel. Estética e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Sinais de teatro na escola. Brasília: UnB, 2006.

RUFINO, Luiz. Pedagogias das encruzilhadas. Periferia: Educação, Cultura e Comunicação. v.10, n.1, 2018.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1997.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

Barreto, C. S. (2024). Teatro no Programa Residência Pedagógica/CAPES, UFBA e o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Revista Extensão & Cidadania, 12(22), 210-229. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15668

Edição

Seção

Dossiê