CAALE: duas décadas dedicadas aos estudos e prática da lingua(gem)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15683

Palavras-chave:

Centro de autoacesso., Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras., Ensino, pesquisa e extensão.

Resumo

Este artigo é parte de um levantamento realizado a respeito dos 20 anos de existência do CAALE, Centro de autoacesso localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Com base em uma abordagem metodológica qualitativa e na técnica da pesquisa documental, tem como propósito servir de registro comemorativo a essas duas décadas de existência e de homenagem a todos que colaboraram e continuam colaborando com essa realidade. Do mesmo modo, pretende trazer uma compreensão sobre a história e o fazer do Centro de autoacesso de modo a contribuir, por exemplo, para que este seja devidamente avaliado e aperfeiçoado na Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Patrícia Dias Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Inglês como Língua Estrangeira, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista universitária do Centro de Aprendizagem Autônoma de Línguas Estrangeiras (CAALE/ UESB); Colaboradora técnica (vínculo efetivo) do CAALE/UESB, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação: Estudos da Linguagem, pela Southern Illinois University at Carbondale (SIUC). Professor pleno aposentado do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Ex-colaborador docente (vínculo efetivo) do CAALE/UESB (atualmente, colaborador docente voluntário), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Sueid Fauaze, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Higher Education pela University of Arkansas at Little Rock (UALR/EEUU). Professora Plena aposentada do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Ex-coordenadora e ex-colaboradora docente (vínculo efetivo) do CAALE/UESB, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 4 out. 2022.

CRUZ, Giêdra Ferreira da. A contribuição das estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. 2005. 160f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29814/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gi%c3%aadra%20da%20Cruz%20-%20UFBA.pdf Acesso em: 20 jul. 2022.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf Acesso em: 6 nov. 2023.

UESB. Área de Línguas Estrangeiras e Literaturas. Projeto do curso de especialização em inglês como língua estrangeira. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2017.

UESB. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012. Disponível em: http://www2.uesb.br/assessoria/apda/wp-content/uploads/2023/07/PDI-UESB-2013-20171-1.pdf Acesso em: 17 nov. 2022.

UESB. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 60/2010, de 18 de agosto de 2010. Dispõe sobre o Programa de Bolsa de Monitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2010. Disponível em: http://www4.uesb.br/transparencia/uploads/consepe/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2060-2010%20-%20Programa%20de%20Bolsa%20de%20Monitoria%20(Revoga%2004-2001).pdf Acesso em: 20 jul. 2022.

UESB. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 10/2003, de 12 de março de 2003. Dispõe sobre normas e critérios para Teste de Nivelamento para as disciplinas de Língua Inglesa e Inglês Instrumental da UESB. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2003. Dispoível em: http://www4.uesb.br/transparencia/uploads/consepe/010%20-%20Teste%20de%20Nivelamento.pdf Acesso em: 8 nov. 2024.

UESB. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 34/1998, de 12 de agosto de 1998. Aprova a Estruturação e Funcionamento dos Laboratórios da UESB. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 1998. Disponível em: http://www4.uesb.br/transparencia/uploads/consepe/34%20-%20Func.%20Laboratorios.pdf Acesso em: 7 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

Cardoso, K. P. D., de Lima, D. C., Fauaze, S., & da Cruz, G. F. (2024). CAALE: duas décadas dedicadas aos estudos e prática da lingua(gem). Revista Extensão & Cidadania, 12(22), 23-46. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15683

Edição

Seção

Artigos