CAALE: two decades dedicated to language learning and practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15683

Keywords:

Self-access language laboratory., Teaching-learning of foreign languages, Teaching, research and extension.

Abstract

This article is part of a survey regarding the 20 years of existence of CAALE, a self-access language laboratory at the State University of Southwestern Bahia (UESB). Based on the qualitative methodological approach and the technique of documentary research, the purpose of paper is to become a commemorative record of these two decades of existence and as a tribute to everyone who collaborated and continues to sustain the success of the lab. Also, it aims to provide an understanding of the history and the activities of the self-access language lab with a view to its proper assessment and improvement within the University.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karine Patrícia Dias Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Inglês como Língua Estrangeira, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista universitária do Centro de Aprendizagem Autônoma de Línguas Estrangeiras (CAALE/ UESB); Colaboradora técnica (vínculo efetivo) do CAALE/UESB, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Diógenes Cândido de Lima, State University of Southwestern Bahia (UESB)

Doutor em Educação: Estudos da Linguagem, pela Southern Illinois University at Carbondale (SIUC). Professor pleno aposentado do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Ex-colaborador docente (vínculo efetivo) do CAALE/UESB (atualmente, colaborador docente voluntário), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Sueid Fauaze, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Higher Education pela University of Arkansas at Little Rock (UALR/EEUU). Professora Plena aposentada do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Ex-coordenadora e ex-colaboradora docente (vínculo efetivo) do CAALE/UESB, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 4 out. 2022.

CRUZ, Giêdra Ferreira da. A contribuição das estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. 2005. 160f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29814/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gi%c3%aadra%20da%20Cruz%20-%20UFBA.pdf Acesso em: 20 jul. 2022.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf Acesso em: 6 nov. 2023.

UESB. Área de Línguas Estrangeiras e Literaturas. Projeto do curso de especialização em inglês como língua estrangeira. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2017.

UESB. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012. Disponível em: http://www2.uesb.br/assessoria/apda/wp-content/uploads/2023/07/PDI-UESB-2013-20171-1.pdf Acesso em: 17 nov. 2022.

UESB. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 60/2010, de 18 de agosto de 2010. Dispõe sobre o Programa de Bolsa de Monitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2010. Disponível em: http://www4.uesb.br/transparencia/uploads/consepe/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2060-2010%20-%20Programa%20de%20Bolsa%20de%20Monitoria%20(Revoga%2004-2001).pdf Acesso em: 20 jul. 2022.

UESB. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 10/2003, de 12 de março de 2003. Dispõe sobre normas e critérios para Teste de Nivelamento para as disciplinas de Língua Inglesa e Inglês Instrumental da UESB. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2003. Dispoível em: http://www4.uesb.br/transparencia/uploads/consepe/010%20-%20Teste%20de%20Nivelamento.pdf Acesso em: 8 nov. 2024.

UESB. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CONSEPE nº 34/1998, de 12 de agosto de 1998. Aprova a Estruturação e Funcionamento dos Laboratórios da UESB. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 1998. Disponível em: http://www4.uesb.br/transparencia/uploads/consepe/34%20-%20Func.%20Laboratorios.pdf Acesso em: 7 jul. 2022.

Published

2024-12-29

How to Cite

Cardoso, K. P. D., de Lima, D. C., Fauaze, S., & da Cruz, G. F. (2024). CAALE: two decades dedicated to language learning and practice. Revista Extensão & Cidadania, 12(22), 23-46. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15683