UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DE ROBÓTICA EM BAIRROS DE VULNERABILIDADE SOCIAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA1

Autores/as

  • Andrique Figueirêdo Amorim
  • Igor Araujo Dias Santos
  • Luiz Marcos Garcia Gonçalves
  • Marcos Pereira Santos
  • Naiara Silva dos Santos
  • Valmir Henrique de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i1.2224

Palabras clave:

Alfabetização científica, Robótica educacional, Diversidade Étnica, Narrativas poéticas da ciência, Vulnerabilidade social

Resumen

O presente artigo procura descrever a primeira experiência do curso de robótica educacional, planejada para ser desenvolvida com algumas crianças e adolescentes residentes nos bairros das Pedrinhas e do Alto Maron – Vitória da Conquista – BA. O curso é uma ação do projeto de extensão da UESB Alfabetização científica: Uma Perspectiva de Reconstrução Social para a Diversidade Étnicorracial. Esse projeto se propõe tanto a contribuir para a formação de professores na diversidade étnicorracial e étnico-cultural presente nas salas de aulas, quanto possibilitar uma alfabetização científica inclusiva ao se dirigir às crianças e adolescentes pertencentes a escolas localizadas nos bairros de vulnerabilidade social. Nessa perspectiva, procuramos fazer a inserção da física e da robótica nas séries iniciais do ensino fundamental, em um processo de aprendizagem que prima pela construção do conhecimento em concomitância com as (re)construções de identidade e auto-estima. A estratégia metodológica para tal objetivo é fazer uso da robótica educacional e da narrativa poética da ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Figueirêdo Amorim, A., Araujo Dias Santos, I., Garcia Gonçalves, L. M., Pereira Santos, M., Silva dos Santos, N., & Henrique de Araújo, V. (2016). UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DE ROBÓTICA EM BAIRROS DE VULNERABILIDADE SOCIAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA1. Revista Extensão & Cidadania, 1(1). https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i1.2224

Número

Sección

Artigos e Relatos de Experiência