UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DE ROBÓTICA EM BAIRROS DE VULNERABILIDADE SOCIAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA1
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i1.2224Palavras-chave:
Alfabetização científica, Robótica educacional, Diversidade Étnica, Narrativas poéticas da ciência, Vulnerabilidade socialResumo
O presente artigo procura descrever a primeira experiência do curso de robótica educacional, planejada para ser desenvolvida com algumas crianças e adolescentes residentes nos bairros das Pedrinhas e do Alto Maron – Vitória da Conquista – BA. O curso é uma ação do projeto de extensão da UESB Alfabetização científica: Uma Perspectiva de Reconstrução Social para a Diversidade Étnicorracial. Esse projeto se propõe tanto a contribuir para a formação de professores na diversidade étnicorracial e étnico-cultural presente nas salas de aulas, quanto possibilitar uma alfabetização científica inclusiva ao se dirigir às crianças e adolescentes pertencentes a escolas localizadas nos bairros de vulnerabilidade social. Nessa perspectiva, procuramos fazer a inserção da física e da robótica nas séries iniciais do ensino fundamental, em um processo de aprendizagem que prima pela construção do conhecimento em concomitância com as (re)construções de identidade e auto-estima. A estratégia metodológica para tal objetivo é fazer uso da robótica educacional e da narrativa poética da ciência.