DESAFIOS DOS ALUNOS DECLASSES MENOS FAVORECIDAS PARA INGRESSAR E PERMANECER NA UNIVERSIDADE

Autores/as

  • Luzia da Glória Soares

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v2i4.2246

Palabras clave:

Auxilio a Permanência, Desafios, Estudante de baixa renda, Universidade

Resumen

Vive-se um momento em que cresce mundialmente o conceito de responsabilidade social como ferramenta de gestão empresarial. Vários setores da economia abandonam a visão paternalista de ação social e integram em seus planejamentos estratégicos ações socialmente responsáveis, que unem empresa e comunidade na busca de soluções para seus problemas, sejam eles locais ou globais. Dentro desse panorama, percebe-se a necessidade dos jovens cursarem o ensino superior. O presente artigo busca demonstrar os desafios dos alunos de baixa renda e de escola pública para ingressar e permanecer na universidade, partindo da constatação das dificuldades e perspectivas desses estudantes de classe menos favorecidas que almejam um futuro promissor. Apresenta também, o desinquietar da vida universitária e as necessidades desses alunos em desenvolver no âmbito social a importância do conhecimento e da aprendizagem para facilitar sua tomada de decisão rumo a um curso superior. Levando em consideração o dinamismo das entidades com os discentes e as decisões políticas administrativas que tem a possibilidade de arcar com o Auxílio destinado apoiar a permanência dos estudantes de baixa renda na Universidade.

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Cómo citar

da Glória Soares, L. (2016). DESAFIOS DOS ALUNOS DECLASSES MENOS FAVORECIDAS PARA INGRESSAR E PERMANECER NA UNIVERSIDADE. Revista Extensão & Cidadania, 2(4). https://doi.org/10.22481/recuesb.v2i4.2246

Número

Sección

Artigos e Relatos de Experiência