AÇÃO EXTENSIONISTA: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO “PARA ALÉM DA LEITURA - CIDADANIA EM AÇÃO”
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i17.10783Palavras-chave:
Educação, Cidadania, Ensino, Leitura, ExtensãoResumo
O presente relato apresenta as ações do projeto de extensão Para Além da Leitura: Cidadania em Ação, vinculado ao Programa de Educação Tutorial Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS), no ano de 2021. A metodologia norteadora trata-se da Pesquisa-ação, a qual fundamenta-se em Thiollent (2009), como uma pesquisa participativa onde os pesquisadores e participantes possuem uma relação frente à resolução de um problema coletivo. O projeto foi realizado em duas etapas: a primeira com o envio de formulários aos docentes com o objetivo de analisar demandas dos professores de escolas públicas e criar atividades com finalidade de cooperar com a redução dessas problemáticas; na segunda etapa, foram realizados os encontros via Google Meet onde foram discutidas formas de ingresso na UFSM, planos de permanência e apresentação de cursos solicitados pelos discentes. Nossos resultados demonstram como o projeto contribuiu para questões como a disseminação do conhecimento e a democratização do ensino, além de motivar, inspirar e estimular os alunos para ingressarem no ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.