Relato do II Encontro de Meliponicultores promovido pelo Projeto Quintais de Mel do IFPR Assis Chateaubriand

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15659

Palavras-chave:

Educação ambiental, Meliponicultura, Projeto de extensão, Abelha sem ferrão

Resumo

A Educação Ambiental é um tema que exige esforço de todos em nossa sociedade. O Projeto de Extensão Quintais de Mel visa contribuir com a disseminação dos conhecimentos sobre Educação Ambiental por meio das abelhas sem ferrão. O projeto é oriundo de um dos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Oeste do Paraná, em uma cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, e atende pessoas de diferentes idades desde 2019.  Por meio da inclusão de escolas municipais em seu público, forma professores e abre aos estudantes o mundo novo das abelhas que não ferroam. Para comunidade geral, promove eventos como o II Encontro de Meliponicultores de Assis Chateaubriand e Região, foco deste relato. Este encontro foi realizado no segundo semestre de 2023 e contou com a presença de jovens a partir de 15 anos, e com maiores de 60 anos, totalizando 53 meliponicultores diferentes nos dois períodos do dia em que foi realizado - manhã e noite. Por ter sido realizado na referida unidade do IFPR, os estudantes regulares também foram o público do evento, porém, não contabilizados, visto que foram como ouvintes e não como meliponicultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Alberto Felippsen, Instituto Federal do Paraná

Mestre em Ensino. Docente do Instituto Federal do Paraná,  Campus Assis Chateaubriand, Assis Chateaubriand, Paraná, Brasil.

Tainá Leandra Dreissig, Instituto Federal do Paraná

Estudante do Instituto Federal do Paraná - Técnico Integrado em Informática para Web, Toledo, Paraná, Brasil.

Clara Camily Joner Heck, Instituto Federal do Paraná

Estudante do Instituto Federal do Paraná - Técnico Integrado em Informática para Web, Toledo, Paraná, Brasil.

Giovanna Formaio Reis, Instituto Federal do Paraná

Estudante do Instituto Federal do Paraná - Técnico Integrado em Informática para Web, Toledo, Paraná, Brasil.

Luiz Henrique Zavatini Feltrin, Instituto Federal do Paraná

Estudante do Instituto Federal do Paraná - Técnico Integrado em Informática para Web, Toledo, Paraná, Brasil.

Nathaly Gabrieli Goergen Demetrio, Instituto Federal do Paraná

Estudante do Instituto Federal do Paraná - Técnico Integrado em Informática para Web, Toledo, Paraná, Brasil.

Referências

AIRETAMA, Meliponário. Conheça a Airetama: caixa para abelhas sem ferrão (asf). São Francisco do Sul - SC, 29 ago. 2021. YouTube: @meliponarioairetama8779. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1pgxSRwD0wk. Acesso em: 24 jun. 2024.

QUINTAIS DE MEL. Projeto de Extensao Quintais de Mel - Video promocional. Assis Chateaubriand-PR, 01 dez. 2020. YouTube: @quintaisdemelassischateaub1642. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Swwx_b5Njyg. Acesso em: 26 jun. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 24 de jul. 2024.

SILVA, T. A.; FELIPPSEN, E. A.; MANDOTTI, S. M.; SIMÃO, D. F.; GIMENES, G. M. O “Quintais de Mel”: a criação de abelhas sem ferrão como ferramenta de educação ambiental. Revista Extensão & Cidadania, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 187-198, 2021. DOI: 10.22481/recuesb.v9i15.8714. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/8714. Acesso em: 3 maio 2024.

TAROUCO, L. M. R. et al. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: PUCRS, 2014. p. 15-33. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102993. Acesso em: 5 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

Felippsen, E. A., Dreissig, T. L., Heck, C. C. J., Reis, G. F., Feltrin, L. H. Z., & Demetrio, N. G. G. (2024). Relato do II Encontro de Meliponicultores promovido pelo Projeto Quintais de Mel do IFPR Assis Chateaubriand. Revista Extensão & Cidadania, 12(22), 81-92. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15659

Edição

Seção

Relatos de Experiência