Teatro e transformação: processos de emancipação feminina em atividades extensionistas no eixo das artes cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15676

Palavras-chave:

Atividade extensionista, Mulheres, República do Emaús, Prátrica teatral, Escrita criativa

Resumo

O presente artigo é resultado do Plano de Trabalho intitulado “O Teatro como ação política junto a Mulheres Periféricas da comunidade do Emaús”, realizado com mulheres da comunidade do Movimento República de Emaús, no bairro do Benguí, na cidade de Belém do Pará. Esta iniciativa faz parte do Projeto de Extensão "Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade", coordenado pela Prof.ª Dra. Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida. O objetivo principal foi estimular e desenvolver as habilidades físicas e mentais de mulheres periféricas atendidas na República da Comunidade do Emaús, por meio do teatro, da música e da escrita. A base paradigmática adotada encontrou amparo nas reflexões teórico-metodológicas de Viola Spolin e Augusto Boal. Durante as atividades extensionistas as participantes exploraram técnicas de improvisação, construção de personagens e narração de histórias, oportunizando que suas vozes e vivências fossem compartilhadas. Também puderam aprender técnicas vocais e o exercício de escrita criativa e desenho poético. O resultado foi uma oficina na ETDUFPA, fazendo a conexão entre a comunidade e a universidade, trazendo atuantes do projeto para dentro do âmbito universitário. A prática teatral se revelou uma poderosa ferramenta de empoderamento, possibilitando as integrantes se perceberem como agentes de suas histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Renata de Oliveira Santos, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal do Pará. Bolsista PIBEX, Edital Proex-Emaús-2023/2024 Belém, Pará, Brasil.

Evelyn Kauanna Freire Sarmento, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal do Pará. Bolsista PIBEX, Edital Proex-Emaús-2023/2024. Belém, Pará, Brasil.  

Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social, PUC-SP. Professora-pesquisadora da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciência das Artes-ICA/PPGARTES/PROFARTES/ETDUFPA. Coordenadora do Projeto de Extensão “Teatro, memória, música e poesia na melhor idade” (PROEXIA-EMAUS 2023/2024).

Referências

ANDRADE, S.; UCHOA, M. L.; FERREIRA, M. A.; PACHA, A.; OLIVEIRA, M.; AMARAL, J. (Org.). Brinquedo cantado da Amazônia: lendas, música, teatro, dança, figurino e cenografia. Belém: Programa de Pós-graduação em Artes, UFPA, 2022. E-book (161 p.). Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1049 Acesso em: 10 out. 2024.

BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRIMBERG, N. Jogos teatrais: 100 exercícios com dinâmicas para estimular criatividade e interação. São Paulo: Matrix, 2019.

SPOLIN, V.; KOUDELA, I. D. Jogos Teatrais para sala de aula: um manual para o professor, São Paulo: Perspectiva, 2007.

SPOLIN, V. Improvisação para o Teatro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

ZANELLO, V.; FEITOSA, L. Guia Prático do Jogo Emancipação: jogando contra o machismo. Brasília: Dados Eletrônicos, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

Santos, C. R. de O., Sarmento, E. K. F., & Almeida, I. M. X. de A. (2024). Teatro e transformação: processos de emancipação feminina em atividades extensionistas no eixo das artes cênicas. Revista Extensão & Cidadania, 12(22), 162-180. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15676

Edição

Seção

Dossiê