Teatro e transformação: processos de emancipação feminina em atividades extensionistas no eixo das artes cênicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15676Palavras-chave:
Atividade extensionista, Mulheres, República do Emaús, Prátrica teatral, Escrita criativaResumo
O presente artigo é resultado do Plano de Trabalho intitulado “O Teatro como ação política junto a Mulheres Periféricas da comunidade do Emaús”, realizado com mulheres da comunidade do Movimento República de Emaús, no bairro do Benguí, na cidade de Belém do Pará. Esta iniciativa faz parte do Projeto de Extensão "Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade", coordenado pela Prof.ª Dra. Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida. O objetivo principal foi estimular e desenvolver as habilidades físicas e mentais de mulheres periféricas atendidas na República da Comunidade do Emaús, por meio do teatro, da música e da escrita. A base paradigmática adotada encontrou amparo nas reflexões teórico-metodológicas de Viola Spolin e Augusto Boal. Durante as atividades extensionistas as participantes exploraram técnicas de improvisação, construção de personagens e narração de histórias, oportunizando que suas vozes e vivências fossem compartilhadas. Também puderam aprender técnicas vocais e o exercício de escrita criativa e desenho poético. O resultado foi uma oficina na ETDUFPA, fazendo a conexão entre a comunidade e a universidade, trazendo atuantes do projeto para dentro do âmbito universitário. A prática teatral se revelou uma poderosa ferramenta de empoderamento, possibilitando as integrantes se perceberem como agentes de suas histórias.
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Referências
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