v. 2 (2023): Publicação em fluxo contínuo

					Visualizar v. 2 (2023): Publicação em fluxo contínuo

Publicação em fluxo contínuo: 2023

Publicado: 2023-01-25

Artigos

  • Educação preventiva antes da ingestão e reincidência no consumo de substâncias psicoativas na Colômbia

    José Alonso Andrade Salazar, Sonia Stella Castillejo Jaramillo, Lina Alejandra Rodríguez Molina
    e11721
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11721
  • Subjetividades no discurso das identidades na educação superior: uma abordagem para além do pensamento abissal

    Thiago Luiz Sartori, Bruno Gomes Pereira
    e11670
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11670
  • O tema educação ambiental no modelo curricular do Maranhão: espaço e tempo em questão

    Luís José Câmara Pedrosa; Ednólia Lima Portela
    e11516
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11516
  • Quem decidiu como seria? A participação do professor na transição do ensino presencial para o ensino remoto nas escolas de educação básica do estado de São Paulo

    Carla Wanessa do Amaral Caffagni
    e11919
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11919
  • Caderno escolar como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno

    Agostinho Rosário Teimoso, Arlindo Pichesse Naciaia, António dos Santos João, Almeida Meque Gomundanhe
    e11953
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11953
  • As atuais políticas curriculares para a juventude brasileira: mudança de rumos ou continuidade dos processos?

    Leonor Gorete Soares Azevedo Silva, Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira
    e11956
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11956
  • Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento na educação infantil

    Deisy Léia Silveira dos Santos Nogueira, Erivan Coqueiro Sousa
    e11957
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11957
  • Gestão colaborativa como fator de promoção à saúde e segurança na escola

    Natanael Reis Bomfim, Sílvia Letícia Costa Pereira Correia, Micheline Liberato Marques de Azevedo
    e11981
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.11981
  • Análise prototípica das representações sociais de egressos da escola normal de Vitória da Conquista – BA

    Alan de Aquino Rocha
    e12008
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12008
  • Estágio e formação docente em educação física escolar no ensino remoto emergencial

    Elane da Silva Santos, Paulo Maia Ferreira Júnior, Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, José Airton de Freitas Pontes Junior
    e12098
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12098
  • 30 pontos da educação nova de Adolphe Ferrière nas pesquisas nacionais: um estado do conhecimento

    Ari Teixeira Almeida Neto, Ivan Fortunato
    e12159
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12159
  • Diferença e distinção na formação em saúde: a constituição do habitus entre profissionais do campo da saúde

    Jean Jeison Führ
    e12124
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12124
  • Condições de trabalho e saúde de docentes municipais no sudoeste da Bahia

    Daniela Oliveira Vidal da Silva, Vera Lúcia Fernandes de Brito, Claudio Pinto Nunes
    e12222
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12222
  • “Um alívio, um recomeço e uma nova esperança”: reflexões sobre a morte em um espaço não-formal de educação

    Romário Silva Jorge, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Tatyanne Gomes Marques, Veraci de Jesus Souza Mendes
    e12312
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12312
  • Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso»

    Felismino Basílio, José Matias Alves
    e12216
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12216
  • Nível de atividade física dos universitários graduandos em educação física

    Érica Luísa Patez Coelho, Sara Santos Sousa, Berta Leni Costa Cardoso
    e12210
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12210
  • O brincar em tempos de pandemia: reflexões na perspectiva da teoria histórico-cultural

    Isabeli Rodrigues, Daiana Camargo
    e12237
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12237
  • O “novo ensino médio”: uma análise a partir do aporte teórico de Antonio Gramsci

    Nelma Bernardes Vieira, José dos Santos Souza
    e12195
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12195
  • Educação inclusiva em Moçambique: percurso e percalços

    Gilberto Necas Mucambe Milice
    e12244
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12244
  • Humberto Maturana: sensibilidade-amor–autopoiese. Ecosofias em mediações complexas

    Milagros Elena Rodriguez
    e12401
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12401
  • Formação (de)colonial de professores do campo em ciências da natureza no estado de Goiás

    Olga Matias Teles Honorato, Wender Faleiro
    e12516
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12516
  • Análise do uso do livro didáctico de química pelos alunos da 9ª classe

    Elvira Domingos, Merce Manuel Nambale Combe, Almeida Meque Gomundanhe
    e12424
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12424
  • Avaliação formativa na aprendizagem de jovens e adultos: estudo de caso do centro de educação de Namacula

    Momade Raúl Suquia, Félix Lucas Muhoro, Agostinho Rosário Teimoso, Arlindo Pichesse Naciaia
    e12099
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12099
  • Técnica e cultura: o fazer humano e o processo de constituição e apreensão da realidade social

    Maria Sara de Dias, Pedro Moreira da Silva Neto, Christopher Nascimento Santos
    e12686
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12686
  • Pressupostos do financiamento da educação em Moçambique: fundamentos e sustentabilidade

    Abissalão Rafael Saimone Chadza, Arlindo Pichesse Naciaia, Saide Aquimo
    e12757
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12757
  • A psicodinâmica do trabalho e as vivências de prazer-sofrimento na docência universitária: uma revisão sistemática da literatura

    Jeferson Luis Lima da Silva
    e12977
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12977
  • Desenho de tarefas com sequências de fotografias na formação de professores de matemática

    Cristina Ochoviet, Verónica Molfino
    e13043
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13043
  • Mirando o olhar à rotina do brincar da criança em casa: pensar a infância saudável e com experiências

    Marilete Calegari Cardoso
    e13054
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13054
  • Estado do conhecimento sobre interação docente na produção textual no ensino fundamental híbrido

    Virgínia Maria de Morais, Marília Costa Morosini
    e13183
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13183
  • O conto infantil como estratégia didática para favorecer a língua escrita em estudantes com deficiência auditiva

    Bryan Joaquín Arrieta Núñez, Liseth Villar Guerra, Javier Barrios Castro
    e13265
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13266
  • Modelo educativo comunitário: fortalecendo a educação desde a participação social

    Gregory Milagros Azzi Bastardo, Trino Javier Gascón González
    e13292
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13292
  • Concepção escolanovista de educação: realidade e prática efetiva nas escolas primárias de Cabinda de 2002 a 2021

    Mónica Dina Chilongo Jova, Jeremias Zau Kimbuca, Adelaide Cambinja Leopoldo
    e13185
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13185
  • A escola do campo e formação de professores na perspectiva do Programa Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO

    Igor Tairone Ramos dos Santos, Josimário Marques dos Santos, Núbia Santana de Jesus
    e13391
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13391
  • Threads: uma mídia social emergente na educação?

    Jean Carlos da Silva Monteiro
    e13396
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13396
  • O ensino da literatura com recurso a música em contexto de português como l2:uma análise da composição musical do cantor Cláudio Ismael

    Antoninho Alfredo, Eusébio Félix
    e13356
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13356
  • Entrelace analítico como metodologia de pesquisa em educação no paradigma emergente

    Paulo Boa Sorte, Jefferson do Carmo Andrade Santos, Allessandra Elisabeth dos Santos, Laila Gardênia Viana Silva, Nayara Stefanie Mandarino Silva
    e13531
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13531
  • Avaliação do programa de pedagogia geral no primeiro ano do curso de ensino primário do instituto superior de ciências da educação de Cabinda, Angola

    Marcos João Púcuta Púcuta, Bonifácio dos Santos Luemba
    e13528
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13528
  • Percepção dos professores, alunos, gestor e da comunidade sobre as condições do funcionamento e de ser membro do conselho de escola

    Manuel Luís, Tordoval Naide Muria, Agostinho Rosário Teimoso, Almeida Meque Gomundanhe
    e13380
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13380
  • Educação matemática a partir da disciplina fundamentos e tendências da pesquisa em educação matemática

    Josuelto Lopes dos Santos
    e13451
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13451
  • Gestão de conflito na sala de aula: caso dos discentes do curso de ensino primário ISCED-Cabinda

    Jeremias Zau Kimbuca
    e13454
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13454
  • Papel da psicoeducação na prevenção e enfrentamento da violência escolar no estado de Monagas: uma abordagem interdisciplinar

    Trino Javier Gascón González
    e13780
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13780
  • Desafios enfrentados pelos docentes da educação de jovens e adultos na atualidade

    João Carlos Böes, Diego de Vargas Matos, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
    e13434
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13434
  • Ensino remoto e os desafios da pedagogia da alternância: o caso do PRONERA/EJA/RJ durante a pandemia

    Rebeca Brasil Fonseca Vieira, Eduardo Moreira
    e13414
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13414
  • Regulamentações atuais para a proteção integral da família e das crianças e adolescentes: revisão crítica desde a perspectiva da proteção integral na Venezuela

    Gregory Milagros Azzi Bastardo
    e13781
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13781
  • Ensino e aprendizagem do aluno surdo sobre os animais da região amazônica

    Joanéia Oliveira Ribas, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira
    e13830
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13830
  • A quem serve o Plano Nacional de Educação? Educação e trabalho no PNE 2014-2024

    Lucas Leon Vieira de Serpa Brandão, Tarcia Regina da Silva
    e13758
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13758
  • Modificação de hábitos linguísticos de professores por estímulos positivos: um estudo exploratório

    Nathaly dos Santos Girão, Kélvia Canuto Martins de Albuquerque, Lianna Silva Camelo
    e13840
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13840
  • Os adultos e o gênero na educação infantil em registros de diário

    Marcelo Oliveira da Silva
    e13819
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13819
  • Da peste de Justiniano à covid-19: uma análise história dos impactos das pandemias na educação

    Marcos Ithalo de Souza Costa, Rafael Britto de Souza
    e13821
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13821
  • De Freire a Boal: teoria e prática no palco da educação

    Luciana Jesus de Souza
    e13829
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13829
  • Internacionalização verde e as políticas internacionais de proteção socioambiental

    Suiane Costa Alves
    e13832
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13832
  • Educação para empreendedorismo em Angola

    Adolfo Caiji Cabeia
    e13861
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13861
  • O ensino de ciências com foco na educação cts nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura

    Lorrany da Cunha Neiva, Simara Maria Tavares Nunes
    e13825
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13825
  • Era uma vez na aula de matemática: textos literários como recurso didático

    Selena Bustamente, Florencia Dornell, Yamila García, Melisa Martínez, Araceli Soutto, Cristina Ochoviet
    e14113
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.14113

Conferências

  • Travessia epistêmica: o digital e transformações no ofício do historiador (da educação)

    Olivia Morais de Medeiros-Neta
    e12130
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12130

Resenhas

  • Autoformação docente para uma educação, escola e sociedade mais humanizadoras: uma resenha crítica

    Aline Francisco
    e12253
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12253

Ensaios

  • A colonização do saber: reflexões sobre a educação no Brasil colonial

    Elenice de Paula
    e12663
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12663
  • A tecnologia no território esportivo: alguns dilemas para interpelar a educação do corpo

    Fabio Zoboli, Elder Silva Correia
    e12649
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12649
  • Os atos do estado e os sistemas de avaliação educacional na Amazônia

    Ruth Araújo da Cunha, Camila Ferreira da Silva
    e13452
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13452