Revista de Iniciação à Docência (RID-Uesb): histórico, perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v10i1.18571Palavras-chave:
Revista científica, Formação docente, Editoração científica, Periódico emergenteResumo
O texto apresenta a trajetória, a situação atual, os desafios e as perspectivas da Revista de Iniciação à Docência (RID), periódico vinculado à Uesb. Criada a partir das discussões do Pibid, a revista surgiu em 2016 com o propósito inicial de divulgar produções institucionais, ampliando posteriormente seu escopo para o campo da formação docente em sentido amplo. Ao longo de sua história, a RID consolidou práticas editoriais alinhadas aos padrões científicos contemporâneos, como avaliação por pares em duplo-cego e publicação em fluxo contínuo. Atualmente, publica diferentes tipos de textos, aceita contribuições em português e espanhol e encontra-se indexada em importantes bases nacionais e internacionais. Classificada como periódico emergente, a RID desempenha papel relevante na democratização do conhecimento, sobretudo ao ampliar oportunidades para jovens pesquisadores. Seus principais desafios concentram-se em limitações operacionais, ausência de financiamento, sobrecarga da equipe editorial e dificuldades para atrair autores e pareceristas experientes. Apesar disso, a revista vem fortalecendo sua credibilidade, visibilidade e internacionalização, evidenciando um processo contínuo de consolidação e compromisso com a educação pública e a formação docente.
Downloads
Referências
CHAPANI, Daisi Teresinha. RID-Uesb: cinco anos de existência [Editorial]. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 1, p. 1-5. 202.
CHAPANI, Daisi Teresinha, JESUS, Alaércio Moura Peixoto. Vamos falar sobre as dificuldades de editoração de periódicos emergentes? Geoconexões online, v. 4, n. 3, p. 2-26, 2024.
CHAPANI, Daisi Teresinha; SHIGUNOV NETO, Alexandre; DUARTE, Ana Cristina Santos. Possibilidades e desafios nos caminhos para a consolidação de periódicos do campo na formação docente: as experiências da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista de Iniciação à Docência. Revista de Iniciação à Docência, v. 9, n. 1, p. e14668; 1–12, 2024.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Revista de Iniciação à docência: uma breve apresentação. Revista de Iniciação à Docência, v. 1, n. 1, p. 1-4, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Iniciação à Docência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.