INTERAÇÕES NA INTERNET E PRÁTICAS DOCENTES

REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES

  • José Palmito Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados, bem como as discussões e reflexões de uma pesquisa que buscou investigar as implicações das interações cotidianas na internet no fazer pedagógico. Esta pesquisa qualitativa, fundamentada na perspectiva sócio histórica e que se inscrever no quadro teórico da Linguística Aplicada, utilizou como instrumento de geração de dados o diário de participante, em forma de um aplicativo para celular, denominado de ‘Diário de Interações. Além desse, utilizou-se do questionário, da observação e do diário de campo. Os dados revelaram que essas interações dos professores na internet influenciam significativamente o fazer pedagógico. Além disso demonstrou que os elementos para o desenvolvimento de competências necessárias para que os professores possam reconhecer as potencialidades das novas tecnologias digitais e da internet nas suas práticas docentes estão presentes no contexto das suas interações.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Técnco em Assuntos educacionais do Institituto Multidisciplinar em Saúde do Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação - GPLite/CNPQ/Uesb.

   
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 
Publicado
2018-08-25
Como Citar
ROCHA, José Palmito; SOARES, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira. INTERAÇÕES NA INTERNET E PRÁTICAS DOCENTES. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3840>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3840.