VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS EM DISCURSOS SOBRE A SEGURANÇA DE SUJEITOS LGBTQ+

  • Glênio Rodrigues Ribeiro Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

Resumo

Segundo pesquisas recentes realizadas pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), um LGBTQ+ é morto a cada 20 horas no Brasil, o que evidencia nosso país como um dos que mais mata esses sujeitos no mundo, superando, inclusive, países em que essas sexualidades são condenadas. Pensando por esse viés, é importante destacar que as eleições de 2018 fizeram emergir uma série de discursos LGBTQfóbicos partindo do atual presidente da república, Jair Bolsonaro. Os dados estatísticos do GGB e a falta de comprometimento anunciada ainda em campanha pelo presidente, fizeram com que associações não governamentais, sites e aplicativos gays propusessem as suas próprias medidas cautelares, a fim de que esse número agravante de mortes não aumentasse. Tomando esse pressuposto como base, o presente estudo objetiva analisar os discursos que enunciam acerca da segurança dos sujeitos LGBTQ+, a partir de um olhar arqueogenealógico proposto por Michel Foucault, considerando os conceitos de Biopoder e Biopolítica que irrompem nas materialidades destacadas. Por conseguinte, as análises aproximam-se da lógica da sociedade de controle no que tange o surgimento de medidas de proteção para os sujeitos que não obedecem a lógica binária de gênero e de orientação sexual.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
RIBEIRO NETO, Glênio Rodrigues; SILVA, Francisco Vieira da. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS EM DISCURSOS SOBRE A SEGURANÇA DE SUJEITOS LGBTQ+. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5084>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5084.