TUTAMEIA: A LINGUAGEM E A ESTRUTURA DA OBRA EM SINTONIA COM A (I)LÓGICA DA VIDA

  • Ana Maria Rocha Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Márcio Roberto Soares Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O presente artigo traz em seu bojo o papel inusitado que Guimarães Rosa confere aos prefácios quando da construção e estruturação da obra Tutameia. Discute-se como a(s) temática(s) e estruturação da referida obra já se revelam pela organicidade dos prefácios: os motivos já se delineiam em quatro narrativas que funcionam, a um só tempo, como prefácios e como histórias que complementam o repertório dos quarenta contos que compõem a obra. Vislumbra-se, desse modo, como tais prefácios conseguem amalgamar reflexões, pistas de leitura e escrita, metalinguagem, histórias e estórias, conservando, simultaneamente, a integridade (dos prefácios e demais narrativas) e a garantida dos elementos constitutivos do todo de obra que é Tutameia. Jogo performativo esse com que o prosador nos dá uma amostra de obra que não só questiona o próprio fazer literário, como também reflete e nos apresenta amostra(s) de vida, que – assim como a obra – apresenta seus inesgotáveis motivos que merecem (e devem) ser lidos.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
SOARES, Ana Maria Rocha; DIAS, Márcio Roberto Soares. TUTAMEIA: A LINGUAGEM E A ESTRUTURA DA OBRA EM SINTONIA COM A (I)LÓGICA DA VIDA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5437>. Acesso em: 13 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5437.