O MUNDO ZOO EM CLARICE LISPECTOR

  • Lorena Pereira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Maria das Graças Fonseca Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Autora de obras importantes que reverberam até hoje, tais como Perto do coração selvagem, A paixão segundo G.H., Água Viva e A hora da estrela, Clarice Lispector é um dos nomes de maior relevância no cenário da literatura brasileira. Desde suas primeiras composições, a autora demonstra uma relação extremamente próxima e empática com os animais chegando, muitas vezes, a legar-lhes total protagonismo. Lispector, engenhosamente, constrói suas narrativas de modo a aproximar humano e animal, esferas aparentemente tão distintas entre si. Interessa-nos, aqui, analisar como isso aparece em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres – sexto romance de sua carreira. Para tanto, traçaremos um percurso capaz de assegurar ao leitor a aproximação homem-animal, bem como suas reincidências, nos escritos claricianos. Com esse intuito, abordaremos alguns de seus contos, crônicas e livros dedicados ao público infantil, nos quais o humano é representado através do animal e que, por essa razão, entendemos como pertinentes, dados os objetivos deste artigo.


PALAVRAS-CHAVE: Animais; Clarice Lispector; Humano; Representação; Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado
2020-01-28
Como Citar
SILVA, Lorena Pereira; ANDRADE, Maria das Graças Fonseca. O MUNDO ZOO EM CLARICE LISPECTOR. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5707>. Acesso em: 06 jun. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5707.