Corpus eletrônico de Documentos Históricos do Sertão

etapa 1 (1750-2000)

  • Zenaide de Oliveira Novais Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS - Brasil
  • Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS - Brasil

Resumo

Resumo


Este trabalho apresenta o Banco CE-DOHS – Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão, na sua primeira etapa, que abrange o período que vai de 1750 a 2000, caracterizado pelo multilinguismo localizado. O CE-DOHS é a versão eletrônica – com textos editados em linguagem xml – do banco DOHS, do projeto Vozes do Sertão em Dados: história, povos e formação do português brasileiro, com textos em edição semidiplomática, além de amostras orais. A edição eletrônica é feita, no âmbito do CE-DOHS, usando o eDictor, desenvolvido por Paixão de Sousa, Kepler e Faria (2010); trata-se de um editor de textos especialmente voltado ao trabalho filológico e à análise linguística automática. Finalizada a primeira etapa, no ano de 2018, o banco CE-DOHS tem mais de um milhão de palavras, colaborando, de maneira muito significativa, com o Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB), do qual é parceiro.


Palavras-chave: Português Brasileiro. Banco de Dados. Edições Eletrônicas.


 


Resumen


Este documento presenta el Banco EC-DOHS - Corpus de Documentación Electrónica de Sertão, en su primera etapa, que abarca el período de 1750 a 2000, caracterizado por el multilingüismo localizado. CE-DOHS es la versión electrónica, con textos editados en lenguaje XML, del banco DOHS, del proyecto Vozes do Sertão en Datos: historia, pueblos y formación del portugués brasileño, con textos en edición semidiplomática y muestras orales. La edición electrónica se realiza, en el marco de CE-DOHS, utilizando eDictor, desarrollado por Paixão de Sousa, Kepler y Faria (2010); Es un editor de texto enfocado especialmente en el trabajo filológico y el análisis lingüístico automático. Después de la primera fase, en 2018, el banco CE-DOHS tiene más de un millón de palabras, colaborando de manera muy significativa con el Proyecto Nacional de Historia del Portugués Brasileño (PHPB), del cual es socio.


Palabras clave: Portugués brasileño. Banco de datos. Ediciones electrónicas.


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Zenaide de Oliveira Novais Carneiro. Possui Graduação em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1988), Mestrado em Letras e Linguística (1996) pela Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Linguística (2005) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde coordena o projeto CE-DOHS – Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (FAPESB), disponível em <www.uefs.br/cedohs>, e atua como Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É Membro Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (PPGLinC), atuando como co-coordenadora do Banco Informatizado de Textos  do Programa para a História da Língua Portuguesa (BIT-PROHPOR/UFBA), disponível em <http://www.prohpor.org/bit-prohpor>. Integra também a equipe de pesquisadores do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB), onde é co-coordenadora da Plataforma de Corpora Bahia, disponível em <https://sites.google.com/site/corporaphpbba/?pli=1>

##submission.authorWithAffiliation##

Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda. Possui Graduação em Letras Vernáculas (2002) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Linguística pela mesma instituição, com estágio de doutoramento no Centro Linguístico da Universidade de Lisboa, financiado pela CAPES. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde é Professora Titular da subárea de Linguística Histórica e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), coordena o Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) e é co-coordenadora do projeto CE-DOHS - Corpus Eletrônico de documentos Históricos do Sertão (FAPESB), disponível em <www.uefs.br/cedohs>. Integra, ainda, a equipe de pesquisadores do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB), co-coordenando a Plataforma de Corpora Bahia, disponível em <https://sites.google.com/site/corporaphpbba/?pli=1>,  e a equipe do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR-UFBA), onde é co-coordenadora do Banco Informatizado de textos (BIT), disponível em <http://www.prohpor.org/bit-prohpor>.

Publicado
2019-07-31
Como Citar
CARNEIRO, Zenaide de Oliveira Novais; LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira. Corpus eletrônico de Documentos Históricos do Sertão. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 205-221, jul. 2019. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/5588>. Acesso em: 18 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/rbba.v8i1.5588.
Seção
Dossiê Temático