Sobre a Revista

ESCOPO

A REVISTA BINACIONAL BRASIL-ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS(ISSN: 2316-1205), é uma publicação científica eletrônica de periodicidade semestral e aberta e que tem como escopo a difusão de trabalhos inéditos, nacionais e internacionais, em formato de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções, envolvendo discussões analíticas, disciplinares e interdisciplinares quanto à sua metodologia, teorização e referências. Como indicado na nomenclatura, privilegia o diálogo entre as ciências exatas, da natureza e humano-sociais, sem, no entanto, restringir-se a esse enfoque.

Assim, objetiva:

(I) Divulgar a reflexão crítica acerca do campo científico, a política e a sociedade em geral, na perspectiva disicplinar e interdisciplinar, plural, aberta, internacionalizada e democrática;

(II) Contribuir para o fortalecimento dos vínculos entre os espaços formais do conhecimento científico, fomentando o intercâmbio entre Pogramas de pós-graduação e os espaços sociais externos à comunidade acadêmica e disseminando a informação e o conhecimento gerados pela comunidade científica e fora dela;

(III) Viabilizar o registro público do conhecimento e sua preservação;
Agilizar o processo de comunicação científica, possibilitando o encontro, a coordenação, a autonomia do pensamento científico capaz de produzir questionamento sobre a sociedade, as suas formas dominantes de produção da ciência e de seus usos.

ISSN: 2316-1205

ANO DE INÍCIO: 2012

PERIODICIDADE: Semestral

IDIOMAS: Português, espanhol e inglês.

Temas centrais: ciências; interdisciplinaridade; produção científica; disseminação de conhecimento; diálogos científicos; internacionalização.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

  • Publicação exclusivamente on-line.
  • Os trabalhos recebidos serão avaliados pela Comissão Editorial e, uma vez aprovados, serão encaminhados a dois pareceristas, conforme a política de avaliação cega por pares prevista no SEER, em lista composta por avaliadores externos. Caso haja incompatibilidades entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro parecerista ad hoc para desempate.
  • Os revisores devem comunicar as possibilidades de plagio detectados nos trabalhos que avaliem, assim como devem manter a confidencialidade acerca dos trabalhos revisados, tendo em vista a condição de avaliação cega por pares;
  • No caso de rechaço a um trabalho, o revisor deve fundamentar sua decisão;
  • O revisor deve recusar-se a emitir parecer quando a situação envolva conflitos de interesse;
  • Os trabalhos aceitos serão publicados no número da revista para o qual foram enviados, de forma a passar por todo o processo de tempo transcorrido entre a submisssão/recepção dos trabalhos e a sua publicação, não excedendo a periodicidade regular da Revista.

IDENTIFICADORES PERSISTENTES

A Revista faz uso de Identificadores de Objetos Digitais (DOI, Digital Object Identifiers, em sua nomenclatura em inglês) passando a atribuí-lo a cada artigo publicado, o que se dá através da filiação que a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia tem com a PILA (Publishers International Linking Association, Inc.), através da qual o serviço Crossref  atribui os códigos.

A RBBA não cobra custos de processamento e envio de artigos (article processing charges (APCs)/article submission charges).

POLÍTICA DE LIVRE ACESSO

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo (atual e anterior), seguindo o princípio de Ciência Aberta, entendendo que adisponibilidade gratuita do conhecimento científico ao público proporciona sua maior democratização, o que a RBBA promove nos parâmetros de licença da Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional.

CÓDIGO DE ÉTICA

RBBA adere aos códigos de ética, nacionais e internacional, das Diretrizes na Boa Prática de Publicação (Committee on Publications Ethics: COPE, https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11298477/), pondo ênfase nos seguintes pontos:

  • O Conselho Editorial está comprometido com o fornecimento de informações claras sobre todo o processo editorial: a avaliação da pertinência, os resultados da revisão por pares e os critérios nesta aplicados.
  • Declaração de privacidade: Em nenhum momento o Conselho Editorial divulgará a identidade dos autores, revisores ou avaliadores potenciais, bem como quaisquer dados decorrentes de trabalhos enviados à RBBA, antes de sua publicação. Da mesma forma, não divulgará nenhuma informação sobre o conteúdo de artigos que não foram selecionados para publicação.
  • O Conselho Editorial tem poder de decisão sobre o que é publicado na RBBA, avaliando a originalidade e a importância da extensão universitária em geral. Da mesma forma, e se necessário, fazer correções, esclarecimentos e tecer considerações sobre o que for publicado neste periódico. Está expressamente estabelecido que as opiniões dos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 POLÍTICA DE DETECÇÃO DE PLÁGIO

A revista utiliza software para a detecção de plágios (https://www.plagius.com/br) nos manuscritos submetidos à avaliação, somado a leituras sistematizadas no mesmo sentido.

AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

Os textos deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês, nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), seguindo sempre os princípios contidos nas normas editoriais para publicação, no template da revista, devidamente identificado com o(s) respectivo(s) ORCID do(s) autor(es).

Para publicar nesta revista, os autores deverão apresentar a autorização de publicação, bem como a declaração de originalidade do manuscrito:

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. O conteúdo do manuscrito enviado para publicação deve ser original e que não tenha sido enviado simultaneamente a outra revista;
  2. O(s) autor/autores devem atentar-se para que o texto cumpra com os requisitos bibliog´raficos e normativos indicados nas Normas para Autores, contidas neste site;
  3. É de responsbilidade dos autores o cumprimento das normas éticas estabelecidas e declaradas na RBBA;
  4. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
  5. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional, como capítulo de livro, em página pessoal da web, desde que se respeite o momento da publicação (pós-print) da Revista, com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista;
  6.  A RBBA permite a publicação de erratas e se responsabiliza pela retratação dos artigos.

PRESERVAÇÃO DOS DADOS E ARQUIVOS

A RBBA assinou o LOCKSS para presevação dos arquivos na Rede Cariniana.

ESTATÍSTICAS DE DOWNLOAD

RBBA utiliza o Google Analytics para indicar a estatística de downloads de cada artigo publicado.

CONTATO

José Rubens Mascarenhas de Almeida

Endereço eletrônico: rubens.mascarenhas@uesb.edu.br

Teléfono: 55 77 3421 3894

Endereço:  Revista Binacional Brasil-Argentina (RBBA)
Museu Pedagógico - Casa Padre Palmeira,
Praça Sá Barreto, s/n, Bairro Petrópolis
Vitória da Conquista – Bahia, Brasil
CEP: 45.083-900

RBBA nas Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/revbinacionalbrasilargentina/

Facebook: https://www.facebook.com/Revista-Binacional-Brasil-Argentina-RBBA-107052384422097/

Twitter: @revistarbba