DA POP’FILOSOFIA À POP’EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE ENSINO, APRENDIZADO E CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i29.11674Palavras-chave:
Pop’filosofia, Pop’educação, Ensino, Aprendizado, CinemaResumo
Este artigo busca desenvolver a ideia de pop’filosofia , noção presente em Deleuze, como base para uma pop’educação. Buscaremos ferramentas de leitura presentes em Deleuze, Espinosa , Nietzsche , Paulo Freire e Manoel de Barros para com elas tematizarmos as relações de ensino e aprendizado a partir do cinema.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel. O guardador de águas. São Paulo: Art Editora, 1989.
_______.Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996 .
_______.O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 1997 .
_______.Livro de pré-coisas. Rio de Janeiro: Record, 1997 .
_______.Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998.
_______.Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.
_______. O fazedor de amanhecer. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.
_______.Memórias inventadas – a infância. São Paulo: Editora Planeta, 2003.
_______.Concerto a céu aberto para solos de ave. Rio de Janeiro: Record, 2004.
_______.Cantigas por um passarinho à toa. Rio de Janeiro: Record, 2005.
_______.Memórias inventadas – a segunda infância. São Paulo: Editora Planeta, 2006.
_______.Encontros. (Org. Adalberto Müller). Rio de Janeiro: Azougue, 2010.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
CAVALCANTI, Anna. Símbolo e alegoria – a gênese da concepção de linguagem em Nietzsche. São Paulo: Annablume, 2005.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche et la philosophie. Paris: P.U.F., 1962.
_______. Spinoza et le problème de l’expression. Paris: Minuit, 1968.
_______.Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
_______.Conversações. Rio de Janeiro:E. 34, 1992.
_______. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
_______. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
_______. Proust e os signos. 2.ed. trad. Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
_______. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 2007a.
_______. Cinema II: A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34,1992.
________.Mil platôs – vol 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
_______. Kafka : por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DUFRENNE, Mikel. Phénoménologie de l’expérience esthétique. Paris: P.U.F., 1958.
_______. O poético. Porto Alegre: Ed. Globo, 1969.
_______. Estética e filosofia. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1972.
ESPINOSA, Benedito. Ética – edição bilíngue. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
_______. Tratado sobre a emenda do intelecto. Campinas-SP: Ed. Unicamp, 2015.
FAUSTINO, Mário. Poesia-experiência. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.
FOUCAULT, Michel. La pensée du dehors.Critique, n° 229, Paris, juin 1966.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa .São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, José. Fernando Pessoa ou a metafísica das sensações. Lisboa: Relógio d’Água, S/D.
_______. A imagem-nua e as pequenas percepções : estética e metafenomenologia. Lisboa: Relógio d’Água , 1996.
GUATTARI, Félix. Caosmose - um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34,1992.
HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia. São Paulo: É Realizações, 2014.
_______. Não se esqueça de viver: Goethe e a tradição dos exercícios espirituais. São Paulo: É Realizações, 2019.
LETRIA, José. O pardal de Espinosa. Porto: Porto Editora, 2007.
MESCHONNIC,Henri. Spinoza poema del pensamento. Buenos Aires: Editorial Cactus y Tinta Limón Ediciones, 2015.
NEGRI, Antonio. Spinoza subversif: Variations (in)actuelles. Paris : Ed. Kimé, 2002.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
_______.A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ONFRAY, Michel. A escultura de si. Rio de janeiro: Rocco, 1995.
_______.La communauté philosophique. Paris: Galilée, 2004.
POURRIOL, Ollivier. Cinefilô. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
RABENORT, William. Spinoza como educador. Fortaleza: EdUECE, 2010.
SALLES, Whitaker. Dentro do dentro: o nome das coisas. São Paulo: Mercuryo, 2002.
SANTIAGO, Homero. Editorial da Revista Filosofia e Educação : Dossier Espinosa. v. 5 n. 1 (2013): Espinosa: educação e infância.
SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
SERVIEN, Pius. Science et poésie. Paris: Flammarion, 1947.
SOURIAU, Étienne. L’instauration philosophique. Paris: Félix Alcan, 1939.
SOUZA, Elton Luiz Leite de. Manoel de Barros: a poética do deslimite. Rio de Janeiro:FAPERJ/7letras,2010.
_______.Espinosa, Deleuze e Guattari: o desejo como metamorfose. In: Revista Alegrar. Nº 10, DEZ/2012.
_______. Manoel de Barros: uma didática da invenção. In: Revista Brasileiros. São Paulo: nº 89, DEZ/2014, pp. 108-110.
_______.Manoel de Barros: a empoética terapêutica, Guavira Letras, n. 24, p. 118-127, jan/jun 2017.
_______. Espinosa: a imaginação e sua atividade de envolver. Revista Trágica: Estudo de Filosofia da Imanência. Vol. 10 , n. 3 ( 2017). Rio de Janeiro, UFRJ, p. 28-57.
_______.Manoel de Barros e a Desfilosofia. Poesia pode ser que seja fazer outro mundo. Rio de Janeiro: 7letras, 2018.
SUTTER, Laurent. Qué es la pop-filosofia? Buenos Aires: Editorial Cactus, 2020.
ULPIANO, C. Gilles Deleuze: a grande aventura do pensamento. Rio de Janeiro: Funemac/Centro de Estudos Cláudio Ulpiano, 2013.
VAX,Louis. La poésie philosophique. Paris: PUF, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.