DA POP’FILOSOFIA À POP’EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE ENSINO, APRENDIZADO E CINEMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.11674

Palavras-chave:

Pop’filosofia, Pop’educação, Ensino, Aprendizado, Cinema

Resumo

Este artigo busca  desenvolver a ideia de pop’filosofia , noção presente em Deleuze, como base para uma pop’educação. Buscaremos  ferramentas de leitura presentes em Deleuze, Espinosa , Nietzsche , Paulo Freire e  Manoel de Barros para com elas tematizarmos as relações de ensino e aprendizado a partir do cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Luiz Leite de Souza Souza, UNIRIO

Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) atuando nas áreas de filosofia, literatura, semiótica e museologia; pesquisador da obra de Manoel de Barros. É autor do livro Manoel de Barros: a poética do deslimite (2010); também organizou publicação em homenagem ao centenário do poeta: Poesia pode ser que seja fazer outro mundo (2020).

Referências

BARROS, Manoel. O guardador de águas. São Paulo: Art Editora, 1989.

_______.Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996 .

_______.O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 1997 .

_______.Livro de pré-coisas. Rio de Janeiro: Record, 1997 .

_______.Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998.

_______.Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.

_______. O fazedor de amanhecer. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.

_______.Memórias inventadas – a infância. São Paulo: Editora Planeta, 2003.

_______.Concerto a céu aberto para solos de ave. Rio de Janeiro: Record, 2004.

_______.Cantigas por um passarinho à toa. Rio de Janeiro: Record, 2005.

_______.Memórias inventadas – a segunda infância. São Paulo: Editora Planeta, 2006.

_______.Encontros. (Org. Adalberto Müller). Rio de Janeiro: Azougue, 2010.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

CAVALCANTI, Anna. Símbolo e alegoria – a gênese da concepção de linguagem em Nietzsche. São Paulo: Annablume, 2005.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche et la philosophie. Paris: P.U.F., 1962.

_______. Spinoza et le problème de l’expression. Paris: Minuit, 1968.

_______.Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

_______.Conversações. Rio de Janeiro:E. 34, 1992.

_______. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

_______. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

_______. Proust e os signos. 2.ed. trad. Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

_______. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 2007a.

_______. Cinema II: A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34,1992.

________.Mil platôs – vol 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

_______. Kafka : por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DUFRENNE, Mikel. Phénoménologie de l’expérience esthétique. Paris: P.U.F., 1958.

_______. O poético. Porto Alegre: Ed. Globo, 1969.

_______. Estética e filosofia. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1972.

ESPINOSA, Benedito. Ética – edição bilíngue. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

_______. Tratado sobre a emenda do intelecto. Campinas-SP: Ed. Unicamp, 2015.

FAUSTINO, Mário. Poesia-experiência. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.

FOUCAULT, Michel. La pensée du dehors.Critique, n° 229, Paris, juin 1966.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa .São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, José. Fernando Pessoa ou a metafísica das sensações. Lisboa: Relógio d’Água, S/D.

_______. A imagem-nua e as pequenas percepções : estética e metafenomenologia. Lisboa: Relógio d’Água , 1996.

GUATTARI, Félix. Caosmose - um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34,1992.

HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia. São Paulo: É Realizações, 2014.

_______. Não se esqueça de viver: Goethe e a tradição dos exercícios espirituais. São Paulo: É Realizações, 2019.

LETRIA, José. O pardal de Espinosa. Porto: Porto Editora, 2007.

MESCHONNIC,Henri. Spinoza poema del pensamento. Buenos Aires: Editorial Cactus y Tinta Limón Ediciones, 2015.

NEGRI, Antonio. Spinoza subversif: Variations (in)actuelles. Paris : Ed. Kimé, 2002.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

_______.A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ONFRAY, Michel. A escultura de si. Rio de janeiro: Rocco, 1995.

_______.La communauté philosophique. Paris: Galilée, 2004.

POURRIOL, Ollivier. Cinefilô. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

RABENORT, William. Spinoza como educador. Fortaleza: EdUECE, 2010.

SALLES, Whitaker. Dentro do dentro: o nome das coisas. São Paulo: Mercuryo, 2002.

SANTIAGO, Homero. Editorial da Revista Filosofia e Educação : Dossier Espinosa. v. 5 n. 1 (2013): Espinosa: educação e infância.

SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SERVIEN, Pius. Science et poésie. Paris: Flammarion, 1947.

SOURIAU, Étienne. L’instauration philosophique. Paris: Félix Alcan, 1939.

SOUZA, Elton Luiz Leite de. Manoel de Barros: a poética do deslimite. Rio de Janeiro:FAPERJ/7letras,2010.

_______.Espinosa, Deleuze e Guattari: o desejo como metamorfose. In: Revista Alegrar. Nº 10, DEZ/2012.

_______. Manoel de Barros: uma didática da invenção. In: Revista Brasileiros. São Paulo: nº 89, DEZ/2014, pp. 108-110.

_______.Manoel de Barros: a empoética terapêutica, Guavira Letras, n. 24, p. 118-127, jan/jun 2017.

_______. Espinosa: a imaginação e sua atividade de envolver. Revista Trágica: Estudo de Filosofia da Imanência. Vol. 10 , n. 3 ( 2017). Rio de Janeiro, UFRJ, p. 28-57.

_______.Manoel de Barros e a Desfilosofia. Poesia pode ser que seja fazer outro mundo. Rio de Janeiro: 7letras, 2018.

SUTTER, Laurent. Qué es la pop-filosofia? Buenos Aires: Editorial Cactus, 2020.

ULPIANO, C. Gilles Deleuze: a grande aventura do pensamento. Rio de Janeiro: Funemac/Centro de Estudos Cláudio Ulpiano, 2013.

VAX,Louis. La poésie philosophique. Paris: PUF, 1985.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Souza, E. L. L. de S. (2023). DA POP’FILOSOFIA À POP’EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE ENSINO, APRENDIZADO E CINEMA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 283-306. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.11674

Edição

Seção

ARTIGOS - FLUXO CONTÍNUO