HACIA UNA EDUCACIÓN RELIGIOSA INTERCULTURAL. NOTAS ECHUSÍACAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12334

Palavras-chave:

Parasitismo social, Echusíaco, Educação Religiosa, Lei 10.639/2003, Religiões afro-brasileiras

Resumo

Embora a interculturalidade na escola seja uma necessidade urgente no Brasil, a educação intercultural não parece ter a importância adequada. Isto é, o que podemos ver quando olhamos para a educação brasileira, que ainda está adormecida em um sonho colonial. Entretanto, a luta histórica de setores marginalizados da sociedade contra a opressão colonial, como o movimento negro, obteve algum sucesso. As leis 10639/2003, 12.711/2012 e o fato de a Educação Religiosa brasileira ter a interculturalidade como fundamento teórico e pedagógico demonstram isso. Este artigo visa, a partir de uma perspectiva exusíaca e com foco na cultura afro-brasileira, refletir e discutir a interculturalidade na educação no Brasil, especialmente no Ensino Religioso, e reforçar sua urgência como um campo que permite aberturas para uma interculturalidade libertadora.

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Biografia do Autor

Cristina Borges, Universidade Estadual de Montes Claros

Dra. em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros. Tutora do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião FNDE/SISu.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Borges, C. (2023). HACIA UNA EDUCACIÓN RELIGIOSA INTERCULTURAL. NOTAS ECHUSÍACAS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 67-78. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12334

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO