Serviços e programas de saúde mental discente: acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12803

Palavras-chave:

Saúde Mental, Ensino Superior, Instituições de Ensino Superior, Psicologia Escolar

Resumo

Os sites institucionais das universidades são ferramentas importantes para que os estudantes acessem as informações referentes à instituição. Espera-se que as informações distribuídas nos sites sejam de fácil acesso e contemplem informações completas. Considera-se o cuidado com a saúde mental discente um assunto muito importante, mas pouco explorado e/ou investido. Esse estudo tem por objetivo problematizar e discutir sobre os serviços de saúde mental discente encontrados através das informações apresentadas nos sites institucionais das universidades e avaliar a facilidade de acesso às informações. Foram escolhidas 11 universidades federais da região sul do Brasil por amostra de conveniência, sendo uma pesquisa qualitativa onde foi utilizado o método descritivo e interpretativo com o auxílio da etnografia virtual para construção dos dados. Ao longo da pesquisa, percebeu-se uma dificuldade em encontrar informações sobre suporte à saúde mental e informações completas sobre os serviços estudados. Durante o estudo houve o questionamento sobre a necessidade de pensar a saúde mental discente além do viés biomédico centralizado em dificuldades cognitivas e/ou possíveis adoecimentos no meio acadêmico. Existe uma urgência de criar propostas de prevenção e promoção à saúde mental universitária ampliando os campos de atuação do psicólogo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professor Adjunto e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Laura Oporto Gumucio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada no Curso de Psicologia da UFRGS, Psicóloga Clínica.

Referências

ALMEIDA, Leandro; SOARES, Ana. Os estudantes universitários: Sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES, 2018. Disponível em: <https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf>. Acesso em: 18 out. 2022.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Qualidade de vida em 5 passos. São Paulo, Dicas em saúde, 2013.

BISINOTO, Cynthia; MARINHO, Claisy; ALMEIDA, Leandro. A atuação da psicologia escolar na educação superior: algumas reflexões. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 45, n. 1, p. 39-55, 2011.

CARNEIRO, Virginia; SOARES, Monalisa. Promovendo a afiliação estudantil através de um grupo de apoio acadêmico. Brazilian Journal of Development. Curitiba, p.19484–19502, 2019.

CASTRO, Tathyane; JARDIM, Marília; RODRIGUES, Carla. Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. São Paulo: Psico-USF, 2020.

CERCHIARI, Edneia; CAETANO, Dorgival; FACCENDA, Odival. Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Brasília: Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 25, n. 2, p. 252-265, 2005.

DIAS, Ana; PATIAS, Naiana; ABAID, Josiane. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, 2014.

GONÇALVES, Isabel Cristina. A psicologia no ensino superior: intervenções clínicas e não clínicas. In: Apoio Psicológico no Ensino Superior, II Congresso Nacional RESAPES – AP, 2012.

LACERDA, Ana. Indícios de estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários. Monografia de Prática e Pesquisa II. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Brasília: 2015.

MACÊDO, Shirley. Sofrimento Psíquico e Cuidado Com Universitários: Reflexões e intervenções fenomenológicas. ECOS Estudos Contemporâneos da Subjetividade, Ano 8, volume 2, p. 265–277, 2018.

MARTINS, Amanda. A importância da afetividade na relação professor-aluno: uma análise a partir da percepção dos docentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2017.

MARTINCOWSKI, Terezinha. A inserção do aluno iniciante de graduação no universo autorial: A leitura interpretativa e a formação de arquivos. São Carlos: Cadernos da Pedagogia, 2013.

MARTINS, João. A Atuação do Psicólogo Escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. Maringá: Psicologia em Estudo, Maringá, v.8, n.2, p.39-45, 2003.

MERCADO, Luis. Pesquisa qualitativa on-line utilizando a etnografia virtual. Psicologia em Revista, 18(3), 464-480, 2012.

PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula; COLARES, Maria de Fátima Aveiro. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Revista de medicina, 2015, p. 273 – 281.

PERETTA, Anabela; OLIVEIRA, Ítalo; LIMA, Luana, P-L. Coulon. Uberlandia: Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, 2019.

PERETTA, Anabela; OLIVEIRA, Ítalo; LIMA, Luana. Roda de conversa sobre evasão: a psicologia escolar no ensino superior. Uberlandia: Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, 2019.

ROMANINI, Moises. As máscaras e a precariedade subjetiva: efeitos da pandemia na vida de estudantes universitários. Porto Alegre: Revista da Psicologia da UNESP, 20 (1), 2021.

ROMANINI, Moises. “E agora, o que eu faço?”: reflexões sobre os efeitos da pandemia na vida e saúde mental de estudantes universitárias/os em início, meio e final do curso. Porto Alegre: Revista interdisciplinar de promoção de saúde, 2021.

SEIDL, Eliane; ZANNON, Célia. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Brasílila, Cadernos de Saúde Pública, 2004.

SERPA, Maria; SANTOS, Acácia. Atuação no ensino superior: um novo campo para o psicólogo escolar. Psicolia Escolar e Educacionna., vol.5, n.1, pp.27-35, 2021.

SILVA, Fabricio; COSTA, Luana; ALMEIDA, Débora; PREARO, Leandro. Atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas em universidades e institutos federais do Nordeste: Análise dos sites institucionais. São Caetano do Sul: Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, vol. 9, núm. 18, pp. 1-13, 2020.

TEIXEIRA, Marco; CASTRO, Graciele; PICCOLO, Luciane. Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Interação em Psicologia. Curitiba: Interação em Psicologia, dez. 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Romanini, M., & Oporto Gumucio, L. (2023). Serviços e programas de saúde mental discente: acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superior. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 159-176. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12803