Serviços e programas de saúde mental discente: acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12803

Palabras clave:

Saúde Mental, Ensino Superior, Instituições de Ensino Superior, Psicologia Escolar

Resumen

Os sites institucionais das universidades são ferramentas importantes para que os estudantes acessem as informações referentes à instituição. Espera-se que as informações distribuídas nos sites sejam de fácil acesso e contemplem informações completas. Considera-se o cuidado com a saúde mental discente um assunto muito importante, mas pouco explorado e/ou investido. Esse estudo tem por objetivo problematizar e discutir sobre os serviços de saúde mental discente encontrados através das informações apresentadas nos sites institucionais das universidades e avaliar a facilidade de acesso às informações. Foram escolhidas 11 universidades federais da região sul do Brasil por amostra de conveniência, sendo uma pesquisa qualitativa onde foi utilizado o método descritivo e interpretativo com o auxílio da etnografia virtual para construção dos dados. Ao longo da pesquisa, percebeu-se uma dificuldade em encontrar informações sobre suporte à saúde mental e informações completas sobre os serviços estudados. Durante o estudo houve o questionamento sobre a necessidade de pensar a saúde mental discente além do viés biomédico centralizado em dificuldades cognitivas e/ou possíveis adoecimentos no meio acadêmico. Existe uma urgência de criar propostas de prevenção e promoção à saúde mental universitária ampliando os campos de atuação do psicólogo escolar.

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Biografía del autor/a

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professor Adjunto e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Laura Oporto Gumucio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada no Curso de Psicologia da UFRGS, Psicóloga Clínica.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Romanini, M., & Oporto Gumucio, L. (2023). Serviços e programas de saúde mental discente: acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superior. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 159-176. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12803