Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13547

Palavras-chave:

Mente estendida, Corpo, Estratégia de aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente estendida. De modo subsequente, refletimos sobre as possíveis aproximações entre o conceito de estratégias de aprendizagem e a tese da mente estendida e refletimos sobre o papel do corpo no uso de estratégias de aprendizagem. Por último, apresentamos as considerações finais como um esboço de possíveis contribuições da interseção entre as teorias e deixamos apontamentos para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Débora Vieira Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - PUC-Rio.

Thiago Januario Lisbôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - PUC-Rio.

Zena Eisenberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela The City University of New York (CUNY) - PUC-Rio.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Vieira Machado, D., Januario Lisbôa, T., & Eisenberg, Z. (2023). Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 290-304. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13547