Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13547

Palabras clave:

Mente estendida, Corpo, Estratégia de aprendizagem

Resumen

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente estendida. De modo subsequente, refletimos sobre as possíveis aproximações entre o conceito de estratégias de aprendizagem e a tese da mente estendida e refletimos sobre o papel do corpo no uso de estratégias de aprendizagem. Por último, apresentamos as considerações finais como um esboço de possíveis contribuições da interseção entre as teorias e deixamos apontamentos para estudos futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Vieira Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - PUC-Rio.

Thiago Januario Lisbôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - PUC-Rio.

Zena Eisenberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela The City University of New York (CUNY) - PUC-Rio.

Citas

BANNELL, R.I. Estética, pensamento e aprendizagem. Apresentação na mesa redonda: Ética, Estética e Política na Educação, ANPEd Sudeste, 04 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pw6CydUEbBM

BELUCE, Andrea Carvalho et al. Escala de Estratégias de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: Ensinos Médio e Universitário. Avaliação Psicológica, v. 20, n. 4, p. 463-474, 2021.

BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: reflexão e crítica, v. 12, p. 361-376, 1999.

BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Estudos psicométricos da escala de estratégias de aprendizagem para estudantes universitários (EEA-U). Paidéia (Ribeirão Preto), v. 25, n. 60, p. 19-27, 2015.

CLARK, Andy; CHALMERS, David. “The Extended Mind.” Analysis, vol. 58, no. 1, 1998, pp. 7–19. JSTOR, http://www.jstor.org/stable/3328150. Acesso em 16 Jun. 2022.

CLARK, Andy. Tecnologia cognitiva: Para além do cérebro nu. Tradução de Camila Leporace. In: BANNELL; MIZRAHI; FERREIRA (orgs). Deseducando a educação: mentes, materialidades e metáforas - Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2021.

DEMBO, Myron H. Applying educational psychology. Longman/Addison Wesley Longman, 1994.

GARNER, Ruth; ALEXANDER, Patricia A. Metacognition: Answered and unanswered questions. Educational psychologist, v. 24, n. 2, p. 143-158, 1989.

GÓES, Natália Moraes; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem : como promovê-las? Petrópolis, RJ: Vozes, 2020. 126 p.

LEPORACE, C. P.; BANNELL, R. I. (Org.); RODRIGUES, E. M. S. (Org.) & SANTOS, E. J. R. (Org.) A Mente Humana para Além do Cérebro – Perspectivas a Partir dos 4Es da Cognição. 1. ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2019. v. 1. 174 p.

LEPORACE, C. P. Somos todos ciborgues: a tese da mente estendida e as tecnologias digitais na educação. Dissertação (mestrado)–Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2019.

ROSÁRIO, Pedro et al. Promover as competências de estudo na Universidade: projecto" Cartas do Gervásio ao seu umbigo". 2005.

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp.109-116. ISSN 1678-7153. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000100011

THOMPSON, Evan; VARELA, Francisco J. Radical embodiment: neural dynamics and consciousness. Trends in cognitive sciences, v. 5, n. 10, p. 418-425, 2001.

ZIMMERMAN, Barry J. Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, Monique; PINTRICH, Paul R.; ZEIDNER, Moshe. (eds.). Handbook of self-regulation. São Diego: Academic Press, p. 13-39, 2000.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Vieira Machado, D., Januario Lisbôa, T., & Eisenberg, Z. (2023). Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 290-304. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13547