O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718

Palavras-chave:

Afetividade, Bem-estar docente, Estágio Supervisionado

Resumo

Este trabalho trata sobre a importância da afetividade entre professores e alunos para o bem-estar docente. Tem como objetivo compreender a percepção de cinco estagiárias do Curso de Pedagogia sobre o relacionamento entre professores e alunos observados no Estágio Supervisionado obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A metodologia se deu por meio de análise dos relatórios finais, para compreender quais foram as percepções destas estagiárias nas observações realizadas nas escolas municipais do município de Maracaju/MS. Verificamos que os docentes, para  compreender seu estado emocional, precisam aprender a avaliar e trabalhar com suas próprias emoções e as emoções de seus educandos e colegas. A afetividade entre professores e alunos é imprescindível para que tanto professores como os alunos desenvolvam fatores de bem-estar.  Nesse sentido, o docente que nega a afetividade, encarando-a como antiprofissional, só aumenta as tensões e conflitos em sala de aula, transformando-a em um espaço hostil e pouco acolhedor.

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Biografia do Autor

Eliane Terezinha Tulio Ferronatto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Ferronatto, E. T. T. (2024). O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 122-133. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718