O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718Palavras-chave:
Afetividade, Bem-estar docente, Estágio SupervisionadoResumo
Este trabalho trata sobre a importância da afetividade entre professores e alunos para o bem-estar docente. Tem como objetivo compreender a percepção de cinco estagiárias do Curso de Pedagogia sobre o relacionamento entre professores e alunos observados no Estágio Supervisionado obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia se deu por meio de análise dos relatórios finais, para compreender quais foram as percepções destas estagiárias nas observações realizadas nas escolas municipais do município de Maracaju/MS. Verificamos que os docentes, para compreender seu estado emocional, precisam aprender a avaliar e trabalhar com suas próprias emoções e as emoções de seus educandos e colegas. A afetividade entre professores e alunos é imprescindível para que tanto professores como os alunos desenvolvam fatores de bem-estar. Nesse sentido, o docente que nega a afetividade, encarando-a como antiprofissional, só aumenta as tensões e conflitos em sala de aula, transformando-a em um espaço hostil e pouco acolhedor.
Downloads
Referências
CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e trabalho. 4ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
DAMÁSIO, A. O mistério da consciência, do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
ESTEVE, J.M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Tradução de Durley de Carvalho Cavicchia, Bauru/SP: EDUSC, 1999.
FLORES, M.A. algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010.
HARGREAVES, A. O Ensino na Sociedade do Conhecimento: a educação na era da insegurança. Colecção Currículo, Políticas e Práticas. Porto: Porto Editora, 2003.
JESUS, S. N. Bem-estar dos professores: estratégias para realização e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora. 1998.
JESUS, S.N. Desmotivação e crise de identidade na profissão docente. KATÁLYSIS , v. 7 n. 2 jul./dez. 2002 Florianópolis SC 192-202.
JESUS, S. N. Professores sem stress: realização profissional e bem-estar docente. Porto Alegre: Mediação. 2007.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. 272 p. (Coleção Ciências da Educação – Século XXI, v. 2).
MARCHESI, Á. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Tradução de Naila Tosca de Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MOSQUERA, J. J. M. As ilusões e os problemas da vida. Porto Alegre, RS: Sulina, 1979.
MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. Afetividade: a manifestação de sentimentos na educação. Educação, Porto Alegre, ano XXIX, n. 1, p. 123-133, jan./abr. 2006.
NÓVOA, A. Desafio do trabalho do professor no mundo contemporâneo, Palestra realizada no Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007
NÓVOA, A. Professores e as histórias da sua vida. In: NOVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 20. p.11-30.
REBOLO, F. Caminhos para o bem-estar docente: as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos professores frente às adversidades do trabalho docente na contemporaneidade. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 14, n.1, p. 115-131, maio 2012.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
TIMM, E.Z.; MOSQUERA, J.J.M.; STÖBAUS,C.D. O mal-estar na docência em tempos líquidos da modernidade. Revista Mal-estar e Subjetividade. vol.X, nº3, p.865-885, Fortaleza. Set/2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.